Violências simbólicas e feridas emocionais: os relatos das mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva em um abrigo de Manaus

Autores/as

  • Célia Maria Nascimento de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Lidiany de Lima Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumen

A violência doméstica é um fenômeno presente nas convivências intrafamiliares causando danos às mulheres nessas relações conflituosas dos casais. Desse modo o presente trabalho objetiva analisar os depoimentos das mulheres que sofreram violência intrafamiliar por seus companheiros, situação que as levou a estarem em um abrigo sob medida protetiva. As categorias descritas violência doméstica violência simbólica, feridas emocionais e casa abrigo se fazem necessário para contextualizar a situação da violência que as mulheres passam em seu dia a dia, sobretudo a violência simbólica, sua submissão perante seu agressor e companheiro causam lhes feridas emocionais profundas deixando cicatrizes que podem durar para sempre na vida dessas mulheres, em especial se as mesmas têm filhos menores com seu agressor. A casa abrigo é um espaço de proteção onde às mulheres que correm risco de morte encontram refúgio até estarem segura para voltarem ao um novo recomeço. Metodologia foram realizadas observação participante com entrevista presencial a 05 mulheres sendo utilizado questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas de cunho qualitativa e descritiva para registrar os relatos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Maria Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Assistente Social no Centro Estadual de Referência e apoio a Mulher (CREAM).

Lidiany de Lima Cavalcante , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora e Orientadora pelo Programa de Pós-Graduação Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Direitos humanos, segurança pública e sistema jurídico