Superexploração e Perfil dos Assistentes Sociais no Brasil: Mediações Preliminares

Autores/as

  • Laís Duarte Corrêa Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Monique Bronzoni Damascena Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus São Borja
  • Ana Carolina Vaz dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumen

Buscou-se analisar as condições e relações de trabalho de assistentes sociais, a partir da Teoria Marxista da Dependência, utilizando-se dados secundários do documento elaborado pelo conjunto CFESS/CRESS sobre o “Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional”. Foi identificado que mais da metade da categoria recebe salário inferior ao necessário para sua sobrevivência e alterna entre emprego/desemprego e contratos temporários, reduzindo os salários da categoria e intensificando o trabalho. As profissionais negras/pretas/pardas condicionadas pelo escravismo e colonialismo que perpassam o capitalismo dependente latino-americano, vivenciam predominantemente essas condições e relações de trabalho, que são mecanismos de superexploração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Duarte Corrêa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora no curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Monique Bronzoni Damascena, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus São Borja

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora adjunta do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus São Borja.

Ana Carolina Vaz dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional