O território na Política Nacional de Assistência Social: Algumas aproximações sobre o processo de expropriação de territórios no contexto capitalista

Autores/as

  • Jhon Lenon Jardim da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria Helena Cariaga Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumen

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre o processo de expropriação dos territórios no contexto capitalista, colaborando para um debate na teoria social crítica, fortalecendo essa discussão na produção de conhecimento no Serviço Social brasileiro. Como objetivo geral, abordamos um debate com aproximações teóricas sobre o território na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Como metodologia, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, apoiada em uma abordagem qualitativa. Realizamos um levantamento de artigos científicos publicados em periódicos no âmbito nacional. Como resultados, buscamos na literatura autores como Marx (2013) e Harvey (2003). Consideramos que o Serviço Social brasileiro diante do avanço do ultraconservadorismo, da precarização do Ensino, Pesquisa e Extensão apresenta perspectivas na direção da contribuição marxista, apoiada nas diretrizes curriculares da ABEPSS (1996).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jhon Lenon Jardim da Silva , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Assistente Social formado pela Universidade Paulista (UNIP) (2020). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (2021). Mestrando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (PPGSSocial/UFT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Helena Cariaga , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Assistente Social formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1983). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Pós-Doutorado pelo PPG de Política Social da Universidade de Brasília (UnB) (2020). Professora associada no curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Questões agrária, urbana e ambiental