Ensino e currículo de geografia à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores/as

  • Ana Carolina Galvão Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo

Resumen

Sob o referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, a partir do método materialista histórico-dialético, este trabalho tem como objetivo apresentar pesquisa sobre a concepção de ensino de geografia nos currículos municipais Cascavel (PR) e Bauru (SP) com vistas a saber se existe aproximação e/ou execução de uma educação revolucionária nos respectivos documentos.  A partir das análises já empreendidas é possível apontar, por ora, que documentos curriculares desses municípios não alcançaram aportes revolucionários, embora contenham contribuições que se aproximam daquelas que estão presentes na obra de Demerval Saviani. Metodologicamente o objetivo é realizar levantamento bibliográfico e documental para atingir os objetivos propostos e as finalidades da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Bauru Doutora em Educação Escolar pela Unesp, campus Araraquara. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Líder do grupo de pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar”.

Pauliane Pimentel Rhodes Gonçalves, Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em educação e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Professora na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo e membro do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar”. O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Educação e Política Social