Despertar político dos trabalhadores do SUS: empoderamento na pandemia

Autores/as

  • Ana Paula Andrade Piccini Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Raquel Aparecida de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Leonardo Carnut Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus São Paulo
  • Thaisa Simplício Carneiro Matias Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumen

A pandemia do coronavírus exigiu uma releitura do papel do Estado ao enfrentamento da crise. As condições de trabalho, assim como os ataques à ciência, exigem uma reflexão profunda do nosso processo de trabalho em saúde e a necessidade de uma consciência de classe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória através da pesquisa-ação, em rodas de conversa com seis profissionais da saúde pública municipal de São Paulo com Análise de Conteúdo. A desarticulação coletiva e privação da práxis política entre os trabalhadores de saúde são consequência do modo de produção capitalista e da conjuntura política ultraneoliberal e neofascista atual. Faz-se necessário o despertar político e a união entre trabalhadores para o fortalecimento do SUS e transformações estruturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Andrade Piccini Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Raquel Aparecida de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus São Paulo

Professor do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus São Paulo.

Thaisa Simplício Carneiro Matias, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Substituta no Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Educação e Política Social