Educação do campo: desafios no assentamento Zumbi dos Palmares-RJ

Autores/as

  • Cristine Almeida Pinto
  • Fernanda Tosetto dos Santos
  • Tiago Thomaz Silvério Pinto
  • Juliana Thimóteo Nazareno Mendes

Resumen

Este trabalho é fruto de um estudo de caso que objetiva refletir sobre a relação dos estudantes de uma escola municipal de Campos dos Goytacazes-RJ, localizada no assentamento da reforma agrária Zumbi dos Palmares, com seu território de moradia e a escola. Ao compreender as crianças e adolescentes como sujeitos políticos detentores de direitos e agentes transformadores, oficinas acontecem com a finalidade de que seja realizada a escuta desses alunos. Assim, a pesquisa tem revelado uma realidade multifacetada, baseada na precariedade estrutural e ideológica vivenciadas pela comunidade escolar, exposta na infraestrutura da escola, na rotatividade e na falta de docentes para as disciplinas curriculares, na carência de espaços para lazer e esporte e na ausência de transporte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

27-08-2024