Estágio em serviço social: o observatório como estratégia de valorização

Autores/as

  • Fabiana Bertolozo do Val
  • Thamirys Vitória Lino de Oliveira
  • Diego Tabosa da Silva

Resumen

O objetivo deste resumo é apresentar uma defesa da valorização do Estágio em Serviço Social como um momento fundamental para a compreensão da articulação das dimensões do trabalho profissional, da unidade teoria e prática e do projeto de formação profissional como integrante do projeto ético-político crítico do Serviço Social. O estágio deve ser compreendido como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho” (Brasil, 2008, p. 1), na esteira desta definição encontramos na Política Nacional de Estágio da ABEPSS, alguns argumentos que contribuem para o entendimento da importância do Estágio para a formação em Serviço Social, afinal ele é “instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa da/o estudante” (ABEPSS, 2010, p. 11). A supervisão direta é indispensável para a primazia da realização do estágio com a devida qualidade, visto que ela representa não apenas o desenvolvimento teórico-político da/o estudante, mas, também das/os assistentes sociais supervisoras/es - sejam as de campo, sejam as acadêmicas. Logo, a discussão do estágio, atravessada pelos elementos expostos, se faz inteiramente importante e relevante para o presente estudo. Para tanto, se faz necessário ter a concepção da totalidade, em um contexto de sociedade capitalista, de precarização do trabalho, de um Estado com funções regulatórias orientado por um ideário neoliberal. É neste contexto que se dá a realização do estágio, em políticas sociais impactadas por “contrarreformas”, que acabam por fragmentar a intervenção nas expressões da “questão social” e evidenciam as problemáticas que atravessam o trabalho e a formação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

27-08-2024