O ajuste no governo Temer: uma agenda para qual desenvolvimento?

Autores

  • Eloá Almeida da Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gleizielle N. Coutinho B. de Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Cláudia M. Costa Gomes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa financiada pelo CNPq e seus respectivos planos de trabalho, no âmbito da Iniciação científica, os quais integram os estudos do projeto de pesquisa intitulado: O capitalismo em crise: fatores contra restantes nas políticas econômicas brasileiras a partir de 2016. O objetivo é oferecer uma interpretação da conjuntura brasileira, a partir do ajuste econômico implantado com o Programa: “Travessia Social – Uma Ponte para o Futuro” (PMDB/2015).  Para isso, estudamos os principais elementos que compõe o capitalismo dependente e o Estado brasileiro em seu processo de ajuste permanente, com vistas a conhecer a política econômica do governo de Michel Temer (2016-2018), o qual reduziu drasticamente os investimentos nas políticas sociais. 

Biografia do Autor

  • Eloá Almeida da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política e Trabalho (GEPET). Bolsista de Iniciação científica (CNPq).

  • Gleizielle N. Coutinho B. de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Graduanda do bacharelado em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política e Trabalho (GEPET). Bolsista de Iniciação científica (CNPq).

  • Cláudia M. Costa Gomes , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Produtividade (CNPq).

Downloads

Publicado

13-06-2023