O capital tem uma ideia para educar o consenso das trabalhadoras da educação: entra em cena a BNC da formação docente
Resumo
O presente trabalho busca compreender como as mudanças encetadas pela aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores (DCN-FP) para a Educação Básica (BRASIL, 2019) incidem diretamente sobre o processo de reprodução da força de trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa analítico-bibliográfica, para a qual a produção de dados valeu-se de análises documentais e de revisão de literatura. Os resultados averiguados apontam para o fato de que, ainda que as novas DCN-FP pareçam representar avanços importantes e recuperar pautas e/ou reivindicações históricas dos movimentos de educadores, do ponto de vista prático, a referida legislação não é capaz de incorporar melhorias substantivas ao processo de preparação inicial de docentes.Downloads
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Publicado
27-08-2024
Edição
Seção
Comunicações Orais - Educação e Política Social