A questão social na formação em serviço social: alguns desafios

Autores

  • Laís Duarte Corrêa
  • Heloísa Teles
  • Dyullia Severo de Gonçalves
  • Izabela Cristina de Souza Pfiffer de Oliveira

Resumo

Este artigo investiga a centralidade da questão social na formação em Serviço Social, partindo da implementação dos currículos nas unidades de ensino a partir das Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação de 1996. A análise revela a contínua disputa em torno do projeto ético-político da profissão e as dificuldades para a implementação dos currículos, alicerçados pela teoria social crítica, principalmente, no que diz respeito à centralidade da questão social. Como resultado, destacam-se elementos que evidenciam os desafios postos à materialização da formação profissional crítica e que se expressam na falta de aprofundamento teórico-crítico da questão social e na discrepância entre a transversalidade e a centralidade do tema no processo formativo.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional