Escrever o que se é: considerações de Nietzsche sobre o seu estilo

Autores/as

Resumen

O presente trabalho tem por escopo analisar o sentido da “arte de estilo” nietzschiana em sua filosofia tardia. Precisamente, buscamos averiguar em que medida a “arte do estilo” nietzschiana, conforme apresentada em Ecce Homo, pretende ultrapassar os limites de uma linguagem ordinária e da comunicação do “eu sou” (Ich bin) em direção à comunicação de uma interioridade mais profunda e que diz respeito ao “si mesmo” (Selbst). Assim, pretendemos averiguar em que medida Nietzsche pensou a possibilidade de uma comunicação que se dê fora do registro da consciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexander Gonçalves, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em filosofia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - PR, com especialização na área de educação. É mestre pelo programa de pós graduação em filosofia da UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná. É doutor pelo programa de pós-graduação em filosofia da USP - Uiniversidade de São Paulo onde, sob a orientação da Dra. Scarlett Z. Marton, defendeu a tese "Estilo e formação na filosofia do jovem NIetzsche". É membro do GEN - Grupo de Estudos Nietzsche da USP. É membro do GEPFES - Grupo de Estudos em Filosofia, Educação e Sociedade da UENP. Atualmente é professor do curso de filosofia da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho - PR, cadeira de ética e Chefe de divisão de cultura desta mesma instituição.

Citas

- CAMPOS, L. EDUARDO DÁCIO; Trajetória dos Cursos de Graduação na área da saúde, 2006.

- RIGHI, Moacir Luiz; RUPPENTHAL, Janis Elisa. A influência de uma universidade na geração de um polo regional de ensino superior. ABCustos, v. 8, n. 1, 2013.

- BISPO JÚNIOR, J. P. Formação em Fisioterapia no Brasil: reflexões sobre modelos de formação. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 655-668, jul.-set. 2009.

- BRASIL. Ministério da Educação. Lei no9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

- ROCHA, V. M. et al. As diretrizes curriculares e as mudanças na formação de profissionais fisioterapeutas (ABENFISIO). Fisioterapia Brasil, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 4-8, set.-out. 2010.

-Conselho Federal de Biomedicina. Disponível em: http://cfbm.gov.br/

- BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cadastro das Instituições de Educação Superior. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.educacaosuperior.inep.gov.br. Acesso em: 18 fev. 2016.

-Associação Brasileira de Biomedicina, História da Biomedicina. Disponível em: http://www.abbm.org.br/historia-da-biomedicina

- PNUD. Desenvolvimento humano e IDH. Disponível em: < http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2016_report_spanish_web.pdf. Acesso em 20 de março de 2018.

- RIBEIRO, M. A. ET al. Georreferenciamento: Ferramenta de análise do sistema de saúde de Sobral - Ceará. SANARE, Sobral-CE, v.13, n. 2, p.63-69, jun./dez. 2014.

- BRASIL. Ministério da Educação. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. e-MEC. Brasília, 2015. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 16 out. 2015.

- JAKOBI, H. R. Mapa de risco ocupacional no estado de Rondônia baseado em tecnologia de georreferenciamento. 2008. 96f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2008.

- Livro Guia do Estudante, Ensino Superior, 2016.

-Conselho Regional de Biomedicina 6ª região. Disponível em: http://crbm6.gov.br/site/

- IBGE – Instituto de Geografia e Estatística, Estimativas da população dos municípios brasileiros com data referência em 1º de julho de2014.Disponívelem:http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/pdf/analise_estimativas_2014.pdf.

- SILVA, R.R.; BACHA, C.J.C. Acessibilidade e aglomerações na região Norte do Brasil sob o enfoque da nova geografia econômica. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 160-190, jan.-abr. 2014.

- MARÃES, V. R. F.S et al. Territorial Features and distribution of courses graduat in physical therapy: An analysis in the environment virtual education ministry. Creative Education, n. 6, p. 1908-1913, 2015.

Publicado

20-12-2018

Número

Sección

Artigos