Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.13252

Palavras-chave:

Alfredo Nicolaiewsky, Fotografia, Filme, Montagem, Narrativa

Resumo

O presente texto apresenta uma leitura da obra "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky. A partir de depoimentos do artista e dos conceitos “efeito filme”, de Philippe Dubois; “mestiçagem”, de Icleia Cattani; e “montagem dialética e montagem simbólica”, de Jacques Rancière, procurou-se entender como a montagem com justaposição de fotografias, realizada a partir da apropriação de cenas de filmes disponíveis na internet, resulta em uma narrativa aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Athayde Alves Tedesco, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFRGS

Doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Artista plástica com produção em fotografia, instalação e videoperformance. É professora adjunta no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua junto ao Departamento de Artes Visuais na área de fotografia e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Referências

CATTANI, Icleia Borsa (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

DUBOIS, Philippe. Efeito filme: figuras, matérias e formas do cinema na fotografia, In: SANTOS, Alexandre; DOS SANTOS, Maria Ivone (Org.). A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004. p.230-258.

EISENSTEIN, Serguei. Montage is conflict/1929/. In: THE CINEMATIC, Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel Gallery, 2007. p. 30-32.

FARIAS, Agnaldo (Org). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Pensamento Crítico).

NICOLAIEWSKY, Alfredo. Depoimento em Documentário - Pintura, da matéria à representação - Alfredo Nicolaiewsky - Parte 11. Fundação Vera Chaves Barcellos, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UPiR1yGZZ74>. Acesso em: 10 se. 2019.

___ Relatório final Pós-Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2016.

___ De película: narrativas fotográficas de Vera Chaves Barcellos. Lisboa: Universidade de Lisboa, Congresso CSO. Revista Estúdio, 2012. v. 3, n. 5, p. 316-320. ISSN 1647-6158.

___ Alfredo Nicolaiewsky e a Ira de Deus: suas prequelas e sequelas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2017.

NINO, Maria do Carmo. Narrativas sequenciais na fotografia. Graphos, v. 9, n.1, Jan./Jul. 2007.

RANCIÈRE, Jaques. O destino das imagens. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.

Downloads

Publicado

26-10-2020

Como Citar

Tedesco, E. A. A. (2020). Montagem e efeito filme na narrativa fotográfica "A Ira de Deus", de Alfredo Nicolaiewsky. Revista Farol, 16(22), 154–162. https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.13252

Edição

Seção

Artigos