A trajetória de Marina Caram a partir da análise de sua produção artística dos anos 60 e 70

Autores

  • Vanessa Lúcia de Assis Rebesco IA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i16.14671

Resumo

O objetivo desse artigo é construir um panorama sobre a trajetória de Marina Caram a partir da análise de sua produção artística dos anos 60 e 70 e estabelecer interlocuções entre o trabalho dessa artista e o de seus contemporâneos nessas mesmas décadas.  Tendo em vista que a artista foi pouco estudada, para a elaboração de sua trajetória utilizamos informações obtidas nas bibliotecas do MAM/SP, do MASP, da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Arquivo da Bienal/SP

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de; WEIS, Luiz. Carro-zero e pau-de-arara: o cotidiano da oposição da classe média ao regime militar. IN: História da vida privada no Brasil. SCWARCZ, Lilia (org.). v. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

AMARAL, Aracy. Arte para quê?: a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970 : subsidio para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Nobel, 2003.

CANEJO, Cynthia Marie. Gestos efêmeros e obras tangíveis a trajetória de Antônio Manuel. Revista novos Estudos, n. 76. São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002006000300015&script=sci_arttext>. Acesso em: 07 out. 2014.

CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico de pintura no Brasil. Rio de Janeiro: ArtLivre, 1988.

SCHMIDT, Carlos Von. Marina Caram: visão crítica. Artes. São Paulo, v. 22, n. 63, p. 48, abr. /jun. 1987.

SODRÉ, Muniz. PAIVA, Raquel. O Império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002. Isaac

PECCININI, Daisy Valle Machado. Figurações Brasil anos 60: neofigurações fantásticas e neo-surrealismo, novo realismo e nova objetividade brasileira. São Paulo: Edusp, 1999.

Downloads

Publicado

26-12-2016

Como Citar

Rebesco, V. L. de A. (2016). A trajetória de Marina Caram a partir da análise de sua produção artística dos anos 60 e 70. Farol, 12(16), 53–65. https://doi.org/10.47456/rf.v1i16.14671

Edição

Seção

Artigos