Processos de criação em revivals audiovisuais:

Análise semiótica da tradução do filme Evil Dead 2 em série televisiva

Autores

  • Samir Saraiva Cheida PUC-SP | Academia Internacional de Cinema

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30726

Palavras-chave:

processo de criação, tradução intertemporal, mídia, arquivo, Evil Dead

Resumo

Esta apresentação é resultado de um estudo sobre as estratégias de tradução intertemporal que o seriado “Ash vs Evil Dead” (2015) propôs em relação a trilogia de filmes “Evil Dead” (1980). A transformação da obra dos irmãos Raimi estimula uma análise sob o ponto de vista da linha de pesquisa “Processos de criação na Comunicação e Cultura”. A concepção da obra se dá em um processo contínuo, complexo e em rede, com nexos intertemporais entre os filmes da década de 80 e a série de 2015. As tendências buscadas no filme “Evil Dead”(1980) continuam presentes na atualização do universo em ficção seriada.

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Biografia do Autor

Samir Saraiva Cheida, PUC-SP | Academia Internacional de Cinema

É mestrando no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo e professor de montagem na Academia Internacional de Cinema. Possui bacharelado
em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e TV na Fundação Armando Álvares Penteado (2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e Televisão, principalmente em Montagem e Roteiro Audiovisual.

Referências

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SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação – construção da obra de arte - 2ª edição, São Paulo, Ed. Horizonte, 2006.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

Cheida, S. S. . (2020). Processos de criação em revivals audiovisuais: : Análise semiótica da tradução do filme Evil Dead 2 em série televisiva. Revista Farol, 14(19B), 56–65. https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30726

Edição

Seção

Seção Temática