Alguns apontamentos sobre o trabalho performático da artista Cecilia Stelini

Autores

  • Paula Almozara Almozara PUC-Campinas
  • Fernanda Menezes PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30729

Palavras-chave:

Performance; sujeito; arte contemporânea; Cecilia Stelini.

Resumo

Este texto aborda alguns aspectos do processo de criação da artista brasileira Cecilia Stelini, no qual a performance é observada como uma linguagem contemporânea em que no momento da operacionalização “o artista se funde com a obra”, sendo assim, o “sujeito” é intrínseco ao contexto de produção, no qual, de acordo com Tânia Rivera (2013), este se torna sujeito-objeto, que é questionado, ou, que questiona a si mesmo, a partir da criação do objeto-questão instaurado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Almozara Almozara, PUC-Campinas

É artista visual, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq. De 2016 a 2018 foi Coordenadora do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu Linguagens, Mídia e Arte - Mestrado. Possui diversas publicações
de álbuns e livros de artista e também exposições de artes visuais com ênfase em procedimentos
gráficos, fotografia, vídeo e instalação. Atua na área de Artes em Poéticas Visuais
Contemporâneas.

Fernanda Menezes, PUC-Campinas

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de
Campinas. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica desenvolvendo o plano de trabalho
intitulado “Fotoperformance e representatividade: entre corpo e tela”, sob orientação daProfa. Dra. Paula Almozara. Participou entre agosto/2018 a julho/2019 do PIBIC com o projeto “O corpo oferecido ao olhar: uma análise sobre o trabalho performático da artista Cecilia Stelini”, também foi bolsista CAPES do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) entre agosto/2017 e fevereiro/2018. Realiza trabalho poético nas artes visuais tendo como linguagens principais: fotografia, performance e desenho.

Referências

AGRA, Lúcio (2012). Perfoda-se - um documentário sobre performance arte. Disponível em: <http://vimeo.com/70489200#at=0>. Acesso em 17 dez. 2018.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. 2. ed. ed. Brasil: Perspectiva, 2013.

RIVERA, Tania. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

SANTOS, José Mário Peixoto. Breve histórico da “performance art” no Brasil e no mundo. Revista OHUN do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – PPG-AV-EBA-UFBA, n. 4, 2008. ISSN.1807-5479. Disponível em URL: <http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/ze_mario.pdf>. Acesso em 18 nov. 2018.

STELINI, Cecilia. AT | AL | 609 | lugar de investigações artísticas. Disponível em: <http://www.at-al-609.art.br>. Acesso em: 01 out. 2018.

VEIGA, Luana Marchiori. Performance [entre] Cinema: passagens e atravessamentos entre artes em busca das poéticas da presença. 2016. 1 recurso online (270 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321130>. Acesso em: 31 ago. 2018.

YZUMIZAWA, Allan. As imagens e as performances que invadiram o corpo da artista Cecilia Stelini. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2018.

Downloads

Publicado

26-10-2020

Como Citar

Almozara, P. A., & Menezes, F. . (2020). Alguns apontamentos sobre o trabalho performático da artista Cecilia Stelini. Revista Farol, 14(19B), 82–89. https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30729

Edição

Seção

Seção Temática