Fotografias/desenhos em trânsito:
a viagem de ônibus e o caderno de notas
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30733Palavras-chave:
processo de criação; caderno de notas; escrita automática; sfumato; abstração.Resumo
Considerações acerca de imagens fotográficas tomadas durante viagens de ônibus. O excedente de imagens favorece a seleção para imagens em abstração, o que me permite pensar no arquivo digital de imagens como o caderno de notas possível e ainda, nele como remissão a exercícios antigos em desenho.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Renata Malcher de. Pedras, papel, viagens e memória. In: PESSÔA, José; COSTA, Maria Elisa (org). Bloquinhos de Portugal: a arquitetura portuguesa no traço de Lúcio Costa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2012. p. 267-271.
ARGAN, Giulio C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Ed. 34, 2001.
GOODING, Mel. Arte abstrata. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
LICHTENSTEIN, Jaqueline. (dir geral). A Pintura: textos essenciais. V. 13: o ateliê do pintor. São Paulo: Ed. 34, 2014.
MACIEL, Sheila Dias, 2004. A literatura e os gêneros confessionais. Disponível em.: http://www.cptl.ufms.br/pgletras/docentes/sheila/A%20Literatura%20e%20os%20g%EAneros%20confessionais.pdf Acessado em 26.07.2009.
MEANA, Juan Carlos. La ausencia necesaria. Granada: Ediciones Dauro, 2015.
PESSÔA, José; COSTA, Maria Elisa (org). Bloquinhos de Portugal: a arquitetura portuguesa no traço de Lúcio Costa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2012.
TIBURI, Márcia. Filosofia cinza: a melancolia e o corpo nas dobras da escrita. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.