A História da Arte branco-brasileira e os limites da humanidade negra

Autores

  • Kleber Antonio de Oliveira Amancio CECULT-UFRB

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36351

Palavras-chave:

arte afro-brasileira, história da arte, branquitude

Resumo

Esse artigo visa apresentar o conceito de história da arte branco-brasileira a partir de uma leitura crítica da tradição erigida por uma literatura da arte epistemologicamente eurocentrada. A partir desse diagnóstico pretendemos apontar caminhos para a construção de um ambiente democratico e afeito a incorporação das narrativas por muito obliteradas pelo projeto colonial.

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Biografia do Autor

Kleber Antonio de Oliveira Amancio, CECULT-UFRB

Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). Foi pesquisador visitante na Harvard University (2014-2015). A principal área de pesquisa é História do Brasil nos séculos XIX e XX, com publicações em temas tais como história de Campinas, do Rio de Janeiro, da escravidão, da abolição, do pós-abolição, da literatura e da arte. Atualmente é coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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Publicado

21-09-2021

Como Citar

Amancio, K. A. de O. . (2021). A História da Arte branco-brasileira e os limites da humanidade negra. Revista Farol, 17(24), 27–38. https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36351

Edição

Seção

Seção Temática