Benjamin de Oliveira

Palhaço Negro no Salão do Branco

Autores

  • José Luiz Ligiéro PGGAC-UNIRIO / PPGAC-UFAC

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36352

Palavras-chave:

Benjamin de Oliveira, palhaço negro, circo-teatro

Resumo

O artigo relata o processo de montagem de um espetáculo teatral sobre Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro a ser reconhecido no mundo dos brancos no Brasil. Filho de uma escrava e de um capataz, Benjamin fugiu com um circo ainda criança, e, após sucessivos trabalhos, se consagrou como palhaço, dramaturgo, encenador, ator e dono de circo. Além do estudo dos contextos histórico e político, o processo passou pela vivência de linguagens como o circo-teatro, a palhaçaria, o teatro de revista, a sátira e o melodrama.

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Biografia do Autor

José Luiz Ligiéro, PGGAC-UNIRIO / PPGAC-UFAC

Professor, autor, artista, pesquisador. diretor teatral. Mestrado e Doutorado no Departamento de Performance Studies, New York University. Pós Doc na Yale University (2001-2002) e na Paris VIII (2013). Atua no PGGAC UNIRIO e no PPGAC-UFAC. Especializado no campo dos Estudos da Performance, Teatro experimental e Performance Afro e Performance Ameríndia. Administrador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndia - NEPAA na UNIRIO.Decano do Centro de Letras e Artes.

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Publicado

21-09-2021

Como Citar

Ligiéro, J. L. . (2021). Benjamin de Oliveira: Palhaço Negro no Salão do Branco. Revista Farol, 17(24), 122–138. https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36352

Edição

Seção

Seção Temática