Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô:
a cidade como legado da arte de construir
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.40097Palavras-chave:
Inventário, Cidades, Construtores, Bienal , ArquiteturaResumo
A partir da instalação “Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô”, montada na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2022), o artigo busca trazer uma provocação sobre a invisibilidade dos trabalhadores da construção civil no debate, na historiografia, na memória e na curadoria de arquitetura e urbanismo. Partindo da imbricada relação entre vida, trabalho e a arte de construir, as autoras-netas, mobilizamos pesquisa, documentos familiares e institucionais para dar forma a instalação.
Downloads
Referências
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. - 1ª ed, São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
CHENG, Irene; DAVIS II, Charles L.; WILSON, Mabel O. Race and Modern Architecture: A Critical History from the Enlightenment to the Present. - University of Pittsburgh Press: Pittsburgh, 2020.
GATES, Theaster. et. al. The "Art" Of Black Visual Archives - Who Has Them? Where Are They?. The HistoryMakers. <https://www.youtube.com/watch?v=QLUxYIdbf6M> . Acessado em 09 de outubro de 2022.
HARTMAN, Saidiya. Vidas Rebeldes, Belos Experimentos. Histórias Íntimas de Meninas Negras Desordeiras, Mulheres Encrenqueiras e Queers Radicais. - 1.ed. - São Paulo: Editora Fósforo, 2022.
HOOKS, b. (1995) Art on my mind: visual politics. New York: New Press.
MCKITTRICK, Katherine. Dear April: The Aesthetics of Black Miscellanea. Antipode, 54: 3-18.2022. < https://doi.org/10.1111/anti.12773>. Acessado em 09 de outubro de 2022.
MOTTA, Aline. Filha Natural. Vídeo, 15:52min. <http://alinemotta.com/Filha-Natural-Natural-Daughter>. Acessado em 09 de outubro de 2022.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Caderno de retorno. - 2. ed. - Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.