SPA_LOW_SKY

Compromisso Criativo como Ambiente de Estudo em Zona de Encontro Artístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40184

Palavras-chave:

Service-learning, Arte & participação, Terceira missão, Escultura social, Empoderamento, Sustentabilidade e engajamento, Simpósio de arte

Resumo

Com a participação de artistas, escolas e moradores locais, uma zona de encontro artístico está sendo criada entre um estúdio de escultura na Spalowskygasse de Viena e o "Lerncampus Mariahilf".

Esta intervenção artística, inspirada em Rolf Laven, é apresentada como uma forma inovadora de aprendizagem que utiliza o espaço escolar e emprega abordagens da service-learning/aprendizagem engajada. Com base na herança cultural e na história local, são desenvolvidos métodos com diferentes materiais reaproveitáveis. A zona de encontro artístico dá início a um diálogo criativo público. A proposta pretende alargar o círculo de participantes para além de co-criadores e das alianças de conhecimento já estabelecidas (projetos de pesquisa Erasmus+ KA2 Rural 3.0_Service-Learning; SLUSIK e SLIDE, bem como áreas de ensino-aprendizagem artísticas, escolares e estudantis) e criar novas sinergias. O conceito do projeto contempla uma ampla participação do campo da arte e da produção cultural, de instituições escolares e universitárias, bem como de instituições de caráter social. Os participantes são convidados a tomar a iniciativa para realizar atividades de aprendizagem comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karyne Berger Miertschink, PPGA-UFES

Graduada em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2018) e licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Araras - UNAR (2020). Atualmente cursa o Mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo.

Rolf Laven, University College of Teacher Education Vienna

Artista visual, pesquisador e professor na University College of Teacher Education, University of Applied Arts e Academy of Fine Arts Vienna/Austria. Ele estudou escultura e educação em arte/design na Art Academies em Maastricht/ NL e Vienna (graduando em 1994 e 1998, Doutorado em Filosofia 2004). Projetos de pesquisa: CEFR_Visual Literacy, Soundwords_Graphic Storytelling, RURASL, SLUSIK and SLIDE. Federal Chairman BÖKWE (Austrian`s Art Educator´s Associations); membro InSEA, EASLHE, ÖGFD, ÖFEB.

Referências

Aigner, Sylvie (2008), Vom Europapark Klagenfurt zur Skulpturenstraße im Krastal Skulpturen des Bildhauersymposions Krastal im öffentlichen Raum. In: Kunst im Steinbruch Verein, [kunst] krastal (editor), pp. 13–32.

Beuys, J. (1989), Akademie Heute, Akademie Morgen, Katalog, Akademie der bildenden Künste: Wien.

Bringle, R. G. and Hatcher, J. A. (1996), Implementing Service Learning in Higher Education. Journal of Higher Education, 67:2, Online ISSN: 1538-4640. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00221546.1996.11780257. Accessed 15. October 2022.

Dewey, J. (1968), Democracy and Education. An Introduction to the Philosophy of Education, New York and London: Free Press/ Collier-Macmillan.

Eyler, J., Giles, D., Stenson, C. M. and Gray, C. J. (2001), At a Glance: What we know about the Effects of Service-Learning on College Students, Faculty, Institutions and Communities, 1993-2000: Third Edition, Vanderbilt University, https://www.researchgate.net/publication/237415314_At_A_Glance_What_We_Know_about_The_Effects_of_Service-Learning_on_College_Students_Faculty_Institutions_and_Communities_1993-_2000_Third_Edition. Accessed 15. October 2022.

Forsyth, A., Lu, H. and McGirr, P. (2000), ‘Service Learning in an urban context: Implications for Planning and Design Education’, Journal of Architectural and Planning Research, Chicago: Locke Science Publishing Company, pp. 236–60, https://www.colorado.edu/cedar/sites/default/files/attached-files/japr_2013.pdf. Accessed 24 July 2022.

Herriger, N. (2014), Empowerment in der Sozialen Arbeit, Stuttgart: Kohlhammer.

Hofmann, Werner (1998), Die Moderne im Rückspiegel. Hauptwege der Kunstgeschichte, Beck: München.

Jaeger, M., In der Smitten, S. and Grützmacher, J. (2009), Gutes tun und gutes Lernen: Bürgerschaftliches Engagement und Service-Learning an Hochschulen. Evaluation des Projekts UNIAKTIV a. d. Universität Essen, https://www.wissenschaftsmanagementonline.de/sites/www.wissenschaftsmanagement-online.de/files/migrated_wimoarticle/fh-200907.pdf. Accessed 15. October 2022.

Knudsen, L.E.D. and Skaarup, A.M.Ø. (2020), ‘Open School as embodied learning’, International Journal of Education Through Art, 16:2, pp. 261–70, doi: 10.1386/eta_00030_3

Laven, R. (2006), Franz Cizek und die Wiener Jugendkunst. Schriften der Akademie der bildenden Künste, Bd. 2, Wien: Schlebrügge.

Laven, R. (2017), ‘Diálogos com a arte – revista de arte, cultura e educação. Art symposiums – back to the future’, Edition: N. 6 Editor: Anabela da Silva Moura, Carlos Almeida, IPVC; Maria Helena Vieira - Universidade do Minho, Editor: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação – UM, ISSN: 2183-1726

Laven, R. (2018), ‘Empowering Students in Inclusive Aesthetic Workshops: Active Creation over Passive Participation’, in J. Herzog (ed.), Challenges of Working with Gifted Pupils in European School Systems, Hamburg: Dr. Kovac, pp. 205–10.

Laven, R. (2022), ‘Cultural Engagement as a Learning Environment in the Artistic Encounter Zone SPA LOW SKY’, International Journal of Education Through Art, IJETA reprint

Metzger, W. (1962), Die Grundlagen der Erziehung zu schöpferischer Freiheit, Frankfurt: Kramer.

Pankofer, S. (2000), ‘Kann man Empowerment lernen? Und wie!’ in T. Miller and S. Pankofer (eds.), Empowerment konkret! Handlungsentwürfe und Reflexionen aus der psychosozialen Praxis, Oldenburg: De Gruyter, pp. 221–30.

Reinders, H. (2016), Service Learning – Theoretische Überlegungen und empirische Studien zu Lernen durch Engagement. Weinheim and Basel: Beltz.

Schuster, P.-K. (1986), ‘Der Mensch als sein eigener Schöpfer‘, in J. Beuys, Joseph Beuys: Zu seinem Tode: Nachrufe Aufsätze Reden, Bonn: Inter Nationes, pp. 17–25.

Seifert, A., Zentner, S. and Nagy, F. (2012), Praxisbuch Service-Learning, Weinheim and Basel: Beltz.

Selkrig, M. (2017), ‘Teachers adopting artists’ pedagogies: Is it really that simple?’, International Journal of Education Through Art, 13:3, pp. 333–47, doi: 10.1386/eta.13.3.333_1

Sporer, T., Eichert, A., Brombach, J., Apffelstaedt, M., Gnädig, R. and Starnecker, A. (2011), ‘Service Learning an Hochschulen: das Augsburger Modell’, in T. Köhler (ed.), Wissensgemeinschaften. Digitale Medien – Öffnung und Offenheit in Forschung und Lehre, Münster: Waxmann, pp. 70–80.

Stachelhaus, H. (1989), Joseph Beuys, Leipzig: Philipp Reclam jun.

Wagner, R. (1987), ‘Kunst als Kunst‘, in Kulturspiegel des 20. Jahrhunderts–1900 bis heute. Braunschweig: Westermann.

Weidinger, Alfred (Hrsg.) (2009), Wir wollen Zeichen setzen - 50 Jahre Bildhauersymposion St. Margarethen, Verlag für Literatur, Kunst und Musik: Weitra

Weinlich, W. and Laven, R. (2020), Service-Learning with the Power of Art for Biodiversity in Rural Areas, RIS Mansion Rakičan, Maribor: University Press, https://www.researchgate.net/publication/346417622_Service-Learning_with_the_Power_of_Art_for_Biodiversity_in_Rural_Areas. Accessed 15. October 2022.

Campus vor Ort (2017), ‘Engagiert Lehren und Studieren’, www.campus-vor-ort.de. Accessed 18. October 2022.

Yeboah, R., Asante, E. and Opoku-Asare, N. (2017), ‘Recycling solid waste materials to develop instructional resources for art education’, International Journal of Education Through Art, 13:2, pp. 193–215, doi: 10.1386/eta.13.2.193_1

Stiftung Lernen durch Engagement (2022), Qualitätsstandards für Lernen durch Engagement, https://www.servicelearning.de/lernen-durch-engagement/lde-qualitaetsstandards. Accessed 15. October 2022.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Miertschink, K. B., & Laven, R. (2022). SPA_LOW_SKY: Compromisso Criativo como Ambiente de Estudo em Zona de Encontro Artístico. Revista Farol, 18(26), 158–176. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40184

Edição

Seção

Traduções