Marta Neves, o elã e a incompetência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40814

Palavras-chave:

Marta Neves, Kitsch, Antiarte, Contra-arte

Resumo

Este artigo apresenta a série “Não Ideias”, da artista Marta Neves, analisando-a sob o conceito de kitsch de Abraham Moles, apontando similaridades entre a produção da artista mineira e os aspectos de tal fenômeno cultural. Recorremos a recusa e a incompetência, assim como a banalidade e a precariedade, enquanto ferramentas conceituais e formais utilizadas pela artista para a produção de uma obra conceitualmente densa que se insere na história da subversão dentro do cenário das Artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Moreira, PPGArtes – EBA/UFMG

Bacharel em Cinema de Animação e Artes Digitais, com Formação Complementar em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa sobre Arte Digital, Novas Mídias, Escultura e Arte e Tecnologia.

André Arçari, PPGAV – EBA/UFRJ

Doutorando em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ. Pesquisa com ênfase sobre dispositivos ligados ao cinema, vídeo e fotografia, cor e zen budismo.

Referências

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Ubu Editora, 2017

FARIAS, Agnaldo. Cronicamente errada in NEVES, Marta. À boca pequena, naturalmente. Belo Horizonte: Nunc edições de artista. 2017.

FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século xx. trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FREITAS, Artur. Arte de Guerrilha: Vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

KURCZYNSKI, Karen. The Art and Politics of Asger Jorn: The Avant-Garde won’t Give Up. Farnham: Ashgate Publishing, 2014.

LAFUENTE, Pablo. Não ideia in NEVES, Marta. À boca pequena, naturalmente. Belo Horizonte: Nunc edições de artista. 2017.

MOLES, Abraham. O Kitsch: a arte da felicidade. trad. Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2012.

NEVES, Marta. À boca pequena, naturalmente. Belo Horizonte: nunc edições de artista. 2017.

PAZ, Octavio. Marcel Duchamp, ou, O castelo da pureza. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Moreira, P., & Arçari, A. (2022). Marta Neves, o elã e a incompetência. Revista Farol, 18(26), 50–57. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40814

Edição

Seção

Seção Temática