Olhares de Controle

Notas acerca de um filme sobre penalidades e vigilância nos EUA

Autores

  • Harun Farocki

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43542

Palavras-chave:

cinema, Harun Farocki, gefängnisbilder

Resumo

O presente ensaio de Harun Farocki, escrito em 1999, apresenta parte da pesquisa desenvolvida para seu filme subsequente Imagens da Prisão [Gefängnisbilder, 2000]. Centrado em uma investigação sobre prisões americanas, o autor analisa o conteúdo e a lógica das imagens em movimento circunscritas no e sobre o universo prisional. Entre filmes instrutivos destinados a guardas, imagens das câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), filmes ficcionais e documentais que se passam em prisões, o lugar da imagética carcerária é vista sobre lentes críticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harun Farocki

Harun Farocki (1944-2014) foi um cineasta alemão, escritor e palestrante. Autor 120 filmes e instalações que analisavam o poder da imagem, contribuindo com grande relevância e densidade para os estudos e reflexões acerca da imagem em movimento e suas implicações sociais, éticas e políticas. Em seu ensino, ensaios, revistas, livros e exposições concebidos e produzidos com Antje Ehmann, Farocki foi um poderoso crítico, editor, teórico e curador.

Referências

.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Farocki, H. (2024). Olhares de Controle: Notas acerca de um filme sobre penalidades e vigilância nos EUA. Revista Farol, 19(29), 61–70. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43542

Edição

Seção

Seção Temática