Cartografia da Resistência

Ampliando Vozes e Narrativas Femininas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44006

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino de Arte

Resumo

A exposição “Fratura” que esteve em exposição de setembro a novembro de 2024 na Galeria Homero Massena, da artista Geisa da Silva, traz as  complexidades das histórias femininas ao longo do tempo e como essas histórias ao serem reveladas levantam questões significativas sobre a visibilidade das narrativas esquecidas e silenciadas. Explorar como as histórias das mulheres podem ser reconstruídas por meio da cartografia, conectando pontos de interseção em diferentes períodos históricos e geografias, oferece uma oportunidade de compreender as complexidades de suas experiências e identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Katiane da Silva , UFES

Doutoranda em Artes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professora de Artes na Secretaria de Educação do Estado (SEDU). Seu foco de pesquisa e criação está nas conexões entre arte e cartografia, com ênfase em espaços de memória e o tema da violência.  Expôs a obra “Travessia” no Parque das Esculturas – Casa do Governador (Vila Velha/ES). É a idealizadora do projeto "Singu(lares)", que oferece formações artísticas para alunos de escolas públicas no Espírito Santo.

Stela Maris Sanmartin , PPGA-UFES

Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação, PGPDE da Universidade de Brasília, área Psicologia da Criatividade (2022), Doutora em Educação pela USP (2013), membro do Instituto Avançado de Criatividade Aplicada Total IACAT, Santiago de Compostela, Espanha; presidente futura da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação CRIAbrasilis; membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação RECRIAI (Iberoamerican Journal of Creativity and Innovation ) e da Câmara de Assessoramento em Inovação da FAPES/ES.

Referências

BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Tradução de Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2014.

COSGROVE, Denis. Art and Mapping: An Introduction. In: Cartographic Perspectives. Number 53, Winter 2006.

WOLLHEIM, Richard. A pintura como arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

TIBERGHIEN, Gilles. Imaginário cartográfico na arte contemporânea sonhar o mapa nos dias de hoje. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 57, p. 233-252, dez. 2013.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

Silva , G. K. da, & Sanmartin , S. M. (2024). Cartografia da Resistência: Ampliando Vozes e Narrativas Femininas. Farol, 20(30), 71–76. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44006

Edição

Seção

Seção Temática