O Problema dos quatro quatros e o pensamento criativo em matemática:
a arte de brincar com os números
Palavras-chave:
problema dos quatro quatros, pensamento criativo em matemática, criatividade em matemáticaResumo
O objetivo deste artigo é apontar potencialidades de problemas aritméticos para estimular o pensamento criativo em matemática. Para isso, enfoca-se um antigo problema, conhecido como o problema dos quatro quatros, apresentando-se alguns elementos históricos relacionados a ele e à sua aplicação em testes de criatividade em matemática. Na conclusão, é feita uma reflexão sobre atividades que podem ser desenvolvidas no contexto escolar para estimular a criatividade em matemática.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Sergei; FREIMAN, Viktor. Using an unsolved problem to motivate student interest in mathematics. Spreadsheets in Education, Ontario, v. 12, n. 3, p. 1-14, 2021.
BEZERRA, Wescley Well Vicente; GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. Promovendo a criatividade em matemática em sala de aula por meio de feedbacks. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 1, p. 1-17, 2021.
BISHARA, Saied. Creativity in unique problem-solving in mathematics and its influence on motivation for learning. Cogent Education, [s. l.], v. 3, p. 1-14, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
ENNIS, Robert. Critical thinking and subject specificity: Clarification and needed research. Educational Researcher, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 4-10, 1989.
FONSECA, Mateus Gianni. Construção e validação de instrumento de medida de criatividade no campo da matemática para estudantes concluintes da educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em matemática: Uma abordagem a partir de problemas fechados e problemas abertos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-18, 2021.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Stimulating high school student creativity, motivation, and mathematics performance with classes based on creativity techniques. Acta Scientiae, Canoas, v. 24, n. 2, p. 1-36, 2022.
FONSECA, Mateus Gianni; PIRES, Leandro Marcondes de Oliveira; DÖRR, Raquel Carneiro; ZANETTI, Matheus Delaine Teixeira; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em matemática a partir da aprendizagem dialógica e investigativa. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 11, n. 24, p. 356-375, 2022.
FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. The future of jobs report 2023. World Economic Forum: Geneva, 2023. Disponível em: https://www.weforum.org/publications/the-future-of-jobs-report-2023/. Acesso em: 2 set. 2024.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Estímulo do pensamento crítico e criativo em Matemática: uma proposta de oficinas. Revista de Educação Pública, Boa Esperança, v. 32, p. 300-324, 2023.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade e motivação em matemática: a pesquisa e as implicações para a prática pedagógica In: GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni (org.). Criatividade em matemática: lições da pesquisa. Curitiba: CRV, 2020. p. 153-172.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2007.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática, Lisboa, v. 135, p. 16-20, 2015.
GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. Mathematical creativity of learning in 5th Grade Students. In: ROBINSON, Katherine; KOTSOPOULOS, Donna; DUBÉ, Adam (ed.). Mathematical teaching and learning: Perspectives on Mathematical Minds in the Elementary and Middle School Years. Cham: Springer, 2023. p. 173-184.
GRÉGOIRE, Jacques. Understanding creativity in mathematics for improving mathematical education. Journal of Cognitive Education and Psychology, New York, v. 15, n. 1, p. 24-36, 2016.
KANHAI, Abhishek; SINGH, Bhoodev. Some environmental and attitudinal characteristics as predictors of mathematical creativity. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, London, v. 48, n. 3, p. 327-337, 2017.
LEIKIN, Roza; PITTA-PANTAZI, Demetra. Creativity and Mathematics Education: The State of the Art. ZDM – International Journal on Mathematics Education, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 159-166, 2013.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
LIVNE, Nava; LIVNE, Oren Multiscale Academic and Creative Abilities in Mathematics (MACAM). Ramat Aviv: Tel Aviv University, School of Education, 1999.
LIVNE, Nava; MILGRAM, Roberta. Academic versus creative abilities in mathematics: two components of the same construct? Creativity Research Journal, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 199-212, 2006.
NATIONAL ASSOCIATION OF COLLEGES AND EMPLOYERS (NACE). Job outlook 2019. Bethlehem: NACE, 2018.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM, 2000.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Budapeste: declaração sobre a ciência e o uso do conhecimento Científico. Budapeste: Unesco, 1999.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). PISA 2022 Results: creative minds, creative schools. Paris: Programa Internacional de Avaliação de Alunos; OCDE, 2024. 3 v.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Supporting students to think creatively: What education policy can do. Paris: Programa Internacional de Avaliação de Alunos; OCDE: Paris, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/en/topics/sub-issues/creative-thinking/pisa-2022-creative-thinking.html. Acessado em: 1 set. 2024.
PETROVICI, Constantin; HAVÂRNEANU, Geanina. An educational program of mathematical creativity. Acta Didactica Napocensia, Romania, v. 8, n. 1, p. 13-20. 2015.
PROCTOR, Richard Anthony. Four fours, singular numerical relation. Knowledge, London, v. 9, p. 184, dez. 1881.
RENAUD, Robert; MURRY, Harry. A comparison of a subject-specific and general measure of critical thinking. Thinking Skills and Creativity, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 85-93, 2008.
ROUSE BALL, Walter William. Mathematical recreations and essays. 6th. ed. London: MacMillan, 1914.
SCHIEVER, Shirley; MAKER, Carol June. New directions in enrichment and acceleration. In: COLANGELO, Nicholas; DAVIS, Gary (ed.). Handbook of gifted education. 3rd. ed. Boston: Pearson Education, 2003. p. 163-173.
TAHAN, Malba. As maravilhas da matemática. 4. ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. 46. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
VINCENT-LANCRIN, Stéphan; GONZÁLEZ-SANCHO, Carlos; BOUCKAERT, Mathias; DE LUCA, Federico; BARRERRA, Meritxell Fernández; JACOTIN, Gwénaël; URGEL, Joaquin; VIDAL, Quentin. Fostering students’ creativity and critical thinking: what it means in school, educational research and innovation. Paris: OECD Publishing, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cleyton Hércules Gontijo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.