A construção de um sistema de espaços livres para Colatina, ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49290Palavras-chave:
sistema de espaços livres, rios urbanos, evolução urbana, ecologia da paisagem, planejamento territorial urbanoResumo
O artigo apresenta o resultado de pesquisa descritiva e analítica do sistema de espaços livres do município de Colatina-ES, com foco na relação existente entre a distribuição, tipo e quantidade de espaços livres no território, o planejamento territorial e a potencialidade ecológica de conexão desses espaços. A problemática levantada pela pesquisa está vinculada à maneira como o espaço livre é abordado na legislação urbanística e como a criação de um sistema poderia atribuir qualidade ao ambiente urbano. Baseado nos princípios da ecologia da paisagem, o estudo sugere uma metodologia de classificação dos espaços livres e a criação de um sistema que priorizasse a conexão entre os espaços livres, estimulasse o fluxo ecológico, assim como a recuperação de ecossistemas, e auxiliasse a qualificação do meio ambiente urbano.
Referências
CASIMIRO, P.C. Estrutura, composição e configuração da paisagem: conceitos e princípios para a sua quantificação no âmbito da ecologia da paisagem. RPER. Revista Portuguesa de Estudos Regionais (online), n. 20, p. 75-99, 2009. Disponível em: http://www.apdr.pt/siterper/numeros/RPER20/20.6.pdf. Acesso em: 3 fev. 2016.
COLATINA (Município). Lei nº 4.226, de 12 de fevereiro de 1996. Dispõe sobre o código de obras do município de Colatina, Estado do Espírito Santo. Colatina, 1996.
COLATINA (Município). Lei nº 5.273, de 12 de março de 2007. Dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Colatina, estabelece os princípios, as diretrizes e as normas para o planejamento e a gestão do território com base nos artigos 182 e 183 da Constituição da República; Lei Federal nº 10.257/01, Estatuto da Cidade e na Lei Orgânica do Município de Colatina. Colatina, 2007.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática S.A., 1989.
COSTA et al. Os espaços livres na paisagem de BH. Paisagem e Ambiente: Revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), v. 26, 2009.
DRAMSTAD, Wenche. E.; OLSON, James. D.; FORMAN, Richard. T. T. Landscape ecology principles in landscape architecture and land-use planning. [Cambridge Mass.]; Washington, DC; [Washington, D.C.]: Harvard University Graduate School of Design; Island Press; American Society of Landscape Architects, 1996.
FERREIRA, Francismar Cunha. Propriedade fundiária, os “vazios urbanos” e a organização do espaço urbano: o caso de Serra na região metropolitana da grande Vitória, ES. 2015. 309 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES (IJSN). Plano Diretor Físico-Territorial Urbano de Colatina. Vitória/ES, 1982. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/Biblioteca/BibliotecaOnline/. Acesso em: 21 dez. 2014.
INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES (IJSN). Plano Diretor Urbano de Colatina. 1995. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/Biblioteca/BibliotecaOnline/. Acesso em: 21 dez. 2014.
LANG, S; BLASCHKE, T. Análise da paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.
MAGNOLI, Miranda Martinelli. Espaço livre: objeto de trabalho. Paisagem e Ambiente: Revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), v. 21, p. 175-198, 2006.
MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MIRANDA, Evaristo Eduardo de (Coord.). Brasil em relevo. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2005. Disponível em: http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br. Acesso em: 19 fev. 2016.
PANERAI, Philippe. Análise urbana. 1. reimpressão. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
QUEIROGA, Eugenio Fernandes. Dimensões públicas do espaço contemporâneo: resistências e transformações de territórios, paisagens e lugares urbanos brasileiros. 2012. 284 f. Tese (Livre Docência, Área de Concentração: Paisagem e Ambiente). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Fauusp), São Paulo, 2012.
SILVA, Jonathas M. P. Sistema de espaços livres na Região Metropolitana de Campinas: análise das legislações Municipais. In: CAMPOS, Ana Cecília A. et al. (Org.). Sistema de espaços livres: conceitos, conflitos e paisagens. São Paulo: Fauusp, 2011. v. 1, p. 57-66.
SIMÕES, Renata Mattos. A construção de um sistema de espaços livres para Colatina-ES. Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Mattos Simões, Eneida Maria Souza Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.