v. 10 n. 12 (2014)

					Visualizar v. 10 n. 12 (2014)

A Revista Farol é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Como periódico da área de Artes, propõe-se como um espaço complementar de disseminação da produção teórica sobre arte moderna e contemporânea. Neste seu décimo segundo número, ela se dedica a reflexões sobre as mediações e enfrentamentos do processo de criação nas artes. Através das ideias de mediação e enfrentamento, este número apresenta aproximações, dúvidas, atritos e ruídos observados em variadas pesquisas e realizações da arte e de suas teorizações mais recentes. A velocidade com que surgem aparatos mediadores en-tre o sujeito e a realidade parece não desacelerar. Ao observar situações em que tanto o humano quanto seus ambientes culturais se estendem e se ampliam, o debate sobre o que há entre o criador e o mundo em que surge a criação torna-se premente.

Publicado: 23-10-2015

Edição completa

  • Mediações e Enfrentamentos: desafios do processo de criação em arte

    Editores .
    5
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11256

Artigos

  • Cultura Complexa e Comunidades Singulares: ensaios sobre a fratura de si nas formas do contemporâneo

    Mauricius Martins Farina
    8-18
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11257
  • El Artista como Autor, Prácticas Colaborativas en Arte: mediaciones

    Josep Montoya
    19-24
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11258
  • Gordon Matta-Clark entre Arte e Arquitetura: uma questão de espaço, forma e função

    Elena O’Neill
    25-32
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11259
  • Jardelina da Silva: tá viva a letra!

    Rubens Pileggi Sá
    33-39
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11260
  • Maquiando Fachadas: instalações interativas, espaço público e a negociação de identidade cívica

    Gabriel Menotti
    40-45
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11261
  • Estados de Arte e Temporalidades Incomuns: arte pública na via UERJ/Mangueira

    Isabela Frade, Jonatas Martin Puga
    46-50
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11262
  • Colaboração e Autoria: reflexões sobre o projeto de arte colaborativa na praça

    Priscila Rampin
    51-56
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11263
  • Os Espectadores Performers

    Yiftah Peled
    57-62
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11264
  • Espelhos Paralelos: passagens, trocas, reescritas e reconstruções de imagens

    Beatriz Rauscher
    63-69
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11265
  • Cadernos de Notas (des) folhamentos de tempo

    Cláudia França
    70-75
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11266
  • Um Olhar para o Processo de Di Iório

    Maria Regina Rodrigues
    76-83
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11267
  • O Processo de Criação do Audiolivro "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells: uma releitura brasileira

    Sílvia Maria Guerra Anastácio
    84-89
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11268
  • Gravetos no Caminho: marcas do rastro criador em Gravetos (1993) de Regina Rodrigues

    Tatiana Campagnaro Martins, José Cirillo
    90-95
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11269
  • Contato com a Arte no Morro da Conceição, Rio de Janeiro

    Carlaile Rodrigues
    96-101
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11270
  • Como "Hansel y Gretel" Urbanos: creando un trazado invisiblem y esperanzado

    Liana González
    102-108
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11271
  • Desdobramentos da Recepção Crítica Diante da Abstração Construída de Cícero Dias (1948/1952)

    Angela Grando
    109-115
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11272
  • A Imagem que Representa o Dispositivo que Representa a Imagem

    Raquel Garbelotti
    116-121
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i12.11273