DOSSIÊ TEMÁTICO: Diálogos do Atlântico Sul: Complexidade Territorial na Interface Porto-Cidade e Zonas Costeiras

10-02-2026

MODALIDADE:

O dossiê será composto por três seções temáticas com convites a especialistas de diversas disciplinas, do Brasil, Uruguai e Argentina. Além desses convites específicos, o objetivo é abrir um debate mais amplo sobre o tema, incluindo figuras de destaque do Atlântico Sul, fomentando a troca e a integração de conhecimento. O dossiê segue as políticas editoriais da revista, garantindo a revisão cega por pares. Serão aceitas propostas em espanhol e português.

Incentivamos as seguintes contribuições:
● Artigos acadêmicos
● Notas breves
● Traduções
● Notas de pesquisa
● Entrevistas
● Resenhas
Para submeter contribuições, acesse o dossiê em “submissões” -  Dossiê Diálogos do Atlântico Sul: Complexidade Territorial na Interface Porto-Cidade e Zonas Costeiras
OBJETIVO: Contribuir para uma abordagem transdisciplinar de territórios complexos de interface urbana, portuária e marítima ou fluvial, atualizando perspectivas, abordagens e escalas, promovendo a participação de especialistas de destaque do Brasil, Uruguai e Argentina.

OBJETIVO: Contribuir para a abordagem transdisciplinar de territórios complexos de interface urbana, portuária, marítima ou fluvial, atualizando perspectivas, abordagens e escalas, promovendo a participação de especialistas do Brasil, Uruguai e Argentina.

ESTRUTURA DO DOSSIÊ

O dossiê propõe gerar um espaço para reflexão e debate sobre as complexidades territoriais que caracterizam as áreas urbano-portuárias e as cidades costeiras, marítimas e fluviais do Atlântico Sul. De uma perspectiva transdisciplinar, busca enfrentar desafios contemporâneos ligados ao planejamento, governança e mobilidade em territórios com interface terra-água, onde dinâmicas urbanas, produtivas, ambientais e geopolíticas convergem. Cidades inseridas em áreas costeiras mantêm uma condição relacionada ao ambiente natural que as beneficia ambientalmente e paisagísticamente. No entanto, é necessário alertar sobre os efeitos do ecossistema e do clima que os colocam em risco, por razões naturais e antrópicas. Ao mesmo tempo, os territórios mais populosos, com grandes infraestruturas e sistemas de produção associados – portos, indústrias, plataformas logísticas – compõem um modelo territorial altamente complexo para sua abordagem. Em um contexto global complexo e em constante mudança, onde processos econômicos, geopolíticos, tecnológicos e ambientais são rápidos e surgem de múltiplas dinâmicas; É fundamental abordar os impactos territoriais em escalas local e regional sob diferentes perspectivas. Nesse sentido, promove-se a atualização das categorias teóricas e conceituais, abordagens metodológicas e perspectivas analíticas de estudos de caso que contribuam para um debate aberto, inacabado e reflexivo sobre as questões territoriais, ambientais e produtivas dos territórios costeiros, urbanos-portuários e áreas de interface. O dossiê propõe um diálogo entre diferentes escalas e abordagens, desde o planejamento territorial e a gestão ambiental até redes logísticas e disputas pelo controle do território em geral, especialmente dos espaços marítimos e geoestratégicos. Propõe-se compartilhar avanços interdisciplinares na produção de conhecimento em três eixos temáticos: I- Planejamento urbano-portuário e relação porto-cidade; ii- governança marítima-costeira multinível; e iii- logística intermodal, transporte e mobilidade.  Essa proposta abre um debate em relação aos portos da América do Sul, focando nas cidades portuárias ou aquelas que possuem portos e seus impactos socioterritoriais, ambientais e produtivos