Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Recomendações gerais aos autores

  • Template do artigo
  • Os autores devem obrigatoriamente informar em correspondência à parte ao Editor se foi usada alguma Inteligência Artificial na elaboração do artigo e como a utilizou. Esta informação deve, também ser explicitada em nota na metodologia do artigo.
  • Nosso periódico está indexado em plataformas internacionais tais que Web of Science, Redalyc, Open Edition, Dialnet, Indice Copernicus e várias outras. Necessitamos divulgar o conhecimento e ser lido pelos pares e por isto é obrigatório que os autores antes de submeterem os artigos para avaliação devem fazer OBRIGATORIAMENTE uma revisão da literatura na própria Revista Geografares verificando se não há artigos que dizem respeito a sua pesquisa e que devem ser citados, bem como que procedam a uma revisão da literatura nas plataformas (cujos links se encontram na página inicial da revista) que listamos mais acima, em particular aqueles da Web of Science.
  • A revista não cobra qualquer tipo de encargo para a submissão e eventual posterior publicação dos artigos
  • A revista não aceita artigos com mais de cinco autores
  • Todos os artigos, resenhas e notas de pesquisa, devem ser enviados sem nenhuma referência aos autores no corpo do texto ou no nome do arquivo e os artigos que não cumprirem as normas explicitadas abaixo serão recusados e deverão se adequar para serem apresentados.
  • Não serão aceitos artigos de alunos de graduação. Não aceitaremos trabalhos oriundos de disciplinas.
  • Os autores não poderão publicar mais de um artigo a cada três anos na Revista Geografares.
  • Plágios e autoplágios (quando autores mudam alguns aspectos superficiais de textos já publicados em outros periódicos com os fins de republicá-lo) são, evidentemente, proibidos. É obrigatório que os autores realizem a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/. O relatório que mostre que o artigo não possui similaridade com outros arquivos deve ser enviado à Geografares juntamente com a submissão do artigo. Caso exista algum tipo de similaridade uma justificativa deverá acompanhar o relatório para análise.

  • Todos os artigos deverão indicar na parte do cadastro dos autores de quais pesquisas são resultado (parcial ou final) e devem se referir, na página de cadastramento, ao Grupo de pesquisa e/ou os Laboratórios aos quais estão associadas as pesquisas, se recebem financiamentos para as mesmas ou ainda se são produto de dissertações de Mestrado e de teses de Doutorado. Artigos que não cumpram com essas normas serão recusados.
  • Deve ser firmada uma declaração de que o artigo é original e inédito, conforme modelo, e que deve ser enviada como documento juntamente com o artigo quando da submissão. Não aceitamos artigos  similares a textos já publicados em Periódicos, Anais de Congresso e outros suportes de publicação. Nesta declaração, quando houver mais de um autor, deve ser indicado obrigatoriamente a contribuição individual de cada autor para o artigo.
  • Os autores são obrigados a colocar no lugar apropriado o seu número do ORCID. ORCID é uma organização sem fins lucrativos que permite que todos que participam de pesquisas e inovações sejam identificados de forma única e conectados entre si. Para obter seu número de ORCID veja no link https://orcid.org/register . Ao submeter seu artigo à Revista Geografares, autentique seu ORCID no site da revista. Por favor, copie e cole seu ORCID no campo correspondente, evitando digitações incorretas. Após a submissão, os coautores listados na publicação receberão um link de autenticação do ORCID enviado pela revista para finalizar o processo.
  • Todos os autores dos artigos devem obrigatoriamente preencher sua biografia no Metadados. A biografia deve conter as informações da formação e as instituições em que em que os autores estão afiliados, bem como as pesquisas realizadas ou em curso de realização.  Deve ser preenchida a afiliação de cada autor com a indicação do seu Departamento, Centro de Estudos e Universidade, o endereço da instituição com a cidade, o estado e o país.
  • Os títulos, resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol e francês devem ser obrigatoriamente preenchidos no lugar adequado e no Metadados quando da submissão dos artigos.
  • Todos os textos em inglês, espanhol e francês no sistema da revista e no corpo do texto do artigo devem passar por revisor profissional e o artigo deve ser submetido com uma declaração simples assinada dos revisores e/ou tradutores de que foram devidamente corrigidos por eles. A revista pode indicar revisores se os autores assim o solicitarem favor entrar em contato conosco pelo e-mail institucional.
  • Os títulos devem ser escritos em caixa baixa, salvo no início de frase, nomes próprios e siglas.
  • As palavras-chave devem ser escritas em caixa baixa, salvo no início de frase, nomes próprios e siglas; elas devem ser descritores da problemática, hipóteses e conclusões do artigo; também devem indicar, quando for o caso, a área geográfica de que trata o artigo.
  • As figuras, mapas, fotos, gráficos e fluxogramas inseridos no corpo do texto devem também ser enviados separadamente e com qualidade de, no mínimo, 300 DPIs.
  • A Geografares é uma Revista de Geografia que dialoga com outras áreas, mas seu escopo é voltado para o debate sobre questões territoriais e espaciais, portanto os artigos devem ter como centro de reflexão essas categorias.  Artigos de outras áreas que não se conformem a esses imperativos serão recusados.
  • O tempo normal de avaliação de um artigo é de até 6 meses entre a recepção do artigo e a aprovação.
  • Recebemos artigos em português, espanhol, inglês e francês.
  • Tradução em inglês dos artigos em português aprovados:Os autores que tiverem seus artigos aprovados pela revista podem providenciar, assumindo todos os custos atinentes, a tradução dos mesmos em inglês. Estas traduções devem ser efetuadas por tradutores indicados pela revista, estes últimos devem emitir um certificado de conformidade do artigo em inglês que o autor deve enviar para a revista juntamente com a tradução nos prazos indicados pelos editores da Geografares.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O artigo atende às diretrizes para os autores
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Artigos

A – Devem ter no máximo 10 mil palavras e com até 25 laudas em espaço 1,5, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fo­tos, gráficos, etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos, composto em word for windows, corpo 12, fonte Times New Roman.

B – Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas e revista por um profissional que deve emitir uma declaração de revisão do texto. 


C – A primeira página do artigo deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver). O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa.

D – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 150 palavras e 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em inglês, espanhol e francês e devem ser devidamente revisados. Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título . Abaixo do título do artigo em português devem vir os títulos em inglês, espanhol e francês.

-Os títulos e resumos em português, inglês, espanhol e francês  devem também ser obrigatoriamente colocados na página da revista quando da submissão do artigo.

-O Metadados (onde devem ficar as palavras-chave, assunto, área de conhecimento, etc.) da revista quando da submissão do artigo deve ser preenchido nas quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês).

E – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denomina­ção genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas da mesma forma.

F - As notas de rodapé devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto. Aceitaremos no máximo 10 notas de rodapé em cada artigo e cada nota não deve ter mais de 50 palavras.

G –  As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética, e devem seguir as normas da ABNT atualizadas em 2024. Atenção a colocar todos os links de artigos em periódicos e/ou números do DOI, bem como links dos livros digitais (nos livros não digitais colocar os links na referência da página da editora). Ver orientações das normas da ABNT  aqui: https://biblioteca.ufes.br/normalizacao.

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Entrevista

Aa- Devem seguir as mesmas recomendações para artigos, acrescidas da data e local da entrevista e dados do entrevistado e deve se ter uma introdução indicando o interesse da publicação da entrevista.

b – Perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Traduções

São aceitas propostas de traduções de textos importantes para o pensamento geográfico e inéditos em português. As traduções devem vir acompanhadas, se for o caso, de autorização dos autores dos artigos originais.

Para maiores informações, entre em contato com os editores

Resenhas

A – Para essa seção serão aceitas resenhas informativas de obras (livro, capítulo de livro, revista especializada, artigo de revista especializada, teses e dissertações, entre outros) de interesse à ciência geográfica, acompanhadas ou não de apreciação crítica.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para os artigos.

C – Dados completos da obra resenhada devem ser enviados. Solicita-se também o envio de cópia em meio digital (com boa qualidade) da capa/página de rosto da obra resenhada.

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

 

Notas de pesquisa

Essa seção se destina a publicar textos e notas técnicas preliminares sobre pesquisas em andamento.

A – Para essa seção serão aceitos textos sobre eventos científicos realizados, relatos de traba­lhos de campo, comunicações sobre pesquisas em andamento, entre outras.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para os artigos.

Proposta de Dossiê Temático

A revista aceita propostas de dossiê temático. A proposta deve vir acompanhada do objetivo, justificativa e descrever o interesse do dossiê. Deve ser indicado na proposta os responsáveis do dossiê que deverão efetuar a seleção dos artigos, a organização do número e efetuar uma apresentação do mesmo. Juntamente com a proposta do dossiê deve ser fornecida a lista dos pareceristas propostos. 

Para maiores informações, entre em contato com os editores

Dossiê Transición energética y dependencia extractiva: Los dilemas de América Latina en la era de los minerales críticos

En los últimos años, hemos asistido a un aumento de las tensiones geopolíticas entre Estados Unidos y China por el control de las cadenas productivas de minerales críticos, los cuales son fundamentales para la industria militar, la electrónica, la digitalización y, especialmente, para la denominada "transición energética". Para estos países, el dominio de los minerales críticos es un elemento estratégico clave para la seguridad y la autonomía. Dado que América Latina posee importantes reservas minerales, la región se ha convertido en un locus de presiones y disputas por el control de esos recursos. Sin embargo, la explotación de estos minerales podría acarrear la destrucción de ecosistemas y modos de vida tradicionales. Este dossier tiene como objetivo recopilar contribuciones de investigadores que permitan analizar críticamente estos procesos y explorar alternativas que trasciendan las nociones convencionales de progreso y desarrollo. En consecuencia, se esperan propuestas que aborden estas preocupaciones, ya sea desde estudios de caso concretos o desde un enfoque comparativo y teórico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.