Territórios alimentares e reinvenção das tradições na cozinha colonial da Serra Catarinense (SC): a experiência da associação de agroturismo acolhida na colônia

Autores

  • Antonio Hélio Junqueira Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO25.17633

Resumo

O estudo investiga as dinâmicas e estratégias articuladas pelo projeto de estruturação do turismo em ambiente rural da agricultura familiar na região das Encostas da Serra Catarinense (SC), pela Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, na busca da reintrodução de práticas, saberes e fazeres alimentares regionais. Toma, como problema de pesquisa, o tensionamento e a proposta de distinção entre os conceitos predominantes na mídia e no senso comum a respeito de resgate ou recuperação da cultura culinária rural ancestral, em contraposição à ideia da invenção das tradições, aliada a projetos de agenciamento da memória popular em prol da construção imaginária do território alimentar em estudo.

Palavras-chave: Comida Regional; Territórios Alimentares; Tradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hélio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especialista em Desenvolvimento Rural e Abastecimento Alimentar Urbano (FAO/PNUD/CEPAL/IPARDES). Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP). Professor e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Downloads

Publicado

27-06-2018

Como Citar

JUNQUEIRA, Antonio Hélio. Territórios alimentares e reinvenção das tradições na cozinha colonial da Serra Catarinense (SC): a experiência da associação de agroturismo acolhida na colônia. Geografares, Vitória, Brasil, n. 25, p. 263–283, 2018. DOI: 10.7147/GEO25.17633. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17633. Acesso em: 21 nov. 2024.