Soberania Alimentar em famílias camponesas no município do Divino, MG. Uma geografia dos alimentos?
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO25.17635Resumo
O objetivo deste artigo é debater sobre a soberania alimentar de agricultores do município do Divino (MG), articulados ao movimento agroecológico. Para tal, utilizamos métodos de participação observante, além de entrevistas e caminhadas guiadas pelos agricultores em suas propriedades. Os resultados demonstram um alto grau de soberania alimentar nesse grupo: a maior parte da alimentação destes provém de seus plantios. Essa diversidade produtiva está “geografada” nas paisagens rurais e nos oferece caminhos para pensar na soberania alimentar em outras escalas.
Palavras-chave: Soberania Alimentar; Território; Agroecologia.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).