Cuidados de Saúde Bucal na Comunidade Escolar do Núcleo Educacional Fiore
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14713Resumo
A Promoção de Saúde engloba esforços planejados para construir políticas públicas favoráveis, fortalecer a ação comunitária e desenvolver habilidades pessoais e coletivas com finalidade de preservar e manter a saúde. O Núcleo Educacional Fiore - NEF, escola municipal na periferia de Benevides-PA, é um destes espaços que no cenário amazônico apresentam necessidades acumuladas de atenção à saúde devido à deficiência das políticas públicas. O objetivo deste estudo foi promover ações de caráter educativo e preventivo sobre saúde bucal direcionadas às principais carências da comunidade escolar. Foram atendidos diretamente 192 escolares, através de atividades como palestras e oficinas com enfoque preventivo, precedidas de levantamento epidemiológico de cárie, além de escovação supervisionada, instruções de uso de fio dental e aplicação tópica de flúor. Estas ações contribuíram para melhor compreensão de fatores de riscos em relação aos principais agravos à saúde bucal. Também foi realizado Tratamento Restaurador Atraumático – TRA nas crian- ças que possuíam cáries e com indicação deste procedimento. A realização de atividades de extensão, como as desenvolvidas no NEF, contribuem de maneira importante para a atenção em saúde bucal sob o paradigma de Promoção de Saúde como também constituem oportunidade de formação de estudantes numa perspectiva de cuidados que reconheça os determinantes de adoecimento que atingem o indivíduo e a comunidade em seu particular contextoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-07-2016
Como Citar
Sales, A., Martins, R., Casseb, T., Celestino Júnior, A., & Alexandre, J. (2016). Cuidados de Saúde Bucal na Comunidade Escolar do Núcleo Educacional Fiore. Revista Guará, 1(5). https://doi.org/10.30712/guara.v1i5.14713
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).