Ciência para Todos: Ensinando para Internos de um Centro de Recuperação de Uso de Drogas em Cabo Frio, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15116Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o perfil da população e divulgar
conteúdos de ciências, com estratégias didáticas de ensino, de
forma a possibilitar a compreensão do tema por uma comunida-
de de recuperandos em dependência química. Foram verificadas
as características dos homens internos do centro de recuperação
de uso de drogas “Videira Verdadeira” da Associação Comunida-
de dos Sinos, localizado no município de Cabo Frio, RJ, através
de preenchimento de um questionário; e, realizado um curso de
12 horas sobre ciências da natureza para os mesmos. Entre os 22
indivíduos do sexo masculino avaliados observou-se uma maior
proporção de adultos nas faixas etárias de 30 a 60 anos (82%), com
ensino fundamental incompleto (50%) e que utilizaram como prin-
cipal substância química ilícita a cocaína (46%). O entendimento
dos alunos acerca das aulas ministradas foi de quase 100% em to-
dos os temas abordados. Conclui-se que é de extrema relevância
o ensino de ciências, para uma população em risco social como a
de internos de um centro de recuperação de uso de drogas, pois
este tornou-se viável e promissor mesmo entre pessoas analfabe-
tas ou com escolaridade muito baixa, independente da ocupação
e da substância química ilícita utilizada previamente à internação.
Palavras-chave: Ciências; Ensino; Ex-drogadictos
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