Ciência para Todos: Ensinando para Internos de um Centro de Recuperação de Uso de Drogas em Cabo Frio, Rio de Janeiro

Autores

  • José Carlos Amaral Gevú
  • Kamile Santos Siqueira
  • Taynara Giarrolla Ramos
  • Gessê Perreira Ferreira
  • Andressa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15116

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o perfil da população e divulgar

conteúdos de ciências, com estratégias didáticas de ensino, de

forma a possibilitar a compreensão do tema por uma comunida-
de de recuperandos em dependência química. Foram verificadas

as características dos homens internos do centro de recuperação

de uso de drogas “Videira Verdadeira” da Associação Comunida-
de dos Sinos, localizado no município de Cabo Frio, RJ, através

de preenchimento de um questionário; e, realizado um curso de

12 horas sobre ciências da natureza para os mesmos. Entre os 22

indivíduos do sexo masculino avaliados observou-se uma maior

proporção de adultos nas faixas etárias de 30 a 60 anos (82%), com

ensino fundamental incompleto (50%) e que utilizaram como prin-
cipal substância química ilícita a cocaína (46%). O entendimento

dos alunos acerca das aulas ministradas foi de quase 100% em to-
dos os temas abordados. Conclui-se que é de extrema relevância

o ensino de ciências, para uma população em risco social como a

de internos de um centro de recuperação de uso de drogas, pois

este tornou-se viável e promissor mesmo entre pessoas analfabe-
tas ou com escolaridade muito baixa, independente da ocupação

e da substância química ilícita utilizada previamente à internação.

Palavras-chave: Ciências; Ensino; Ex-drogadictos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-03-2017

Como Citar

Gevú, J. C. A., Siqueira, K. S., Ramos, T. G., Ferreira, G. P., & Carvalho, A. (2017). Ciência para Todos: Ensinando para Internos de um Centro de Recuperação de Uso de Drogas em Cabo Frio, Rio de Janeiro. Revista Guará, 1(6). https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15116

Edição

Seção

Artigos