O VOLUNTARIADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA AUTARQUIA FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.15318Resumo
Este artigo versa sobre a prestação de serviço voluntário docente em uma unidade de educação infantil que tem a peculiaridade de funcionar em uma universidade pública federal, portanto recebe a denominação de “creche universitária”. A instituição, iniciada na década de 1970, desenvolveu um trabalho voluntário complexo que demonstra importância, tanto para a própria instituição quanto para o público que recebe o serviço. No entanto, sob a ótica dos prestadores de serviços há relevantes aspectos que precisam ser desvelados, pois se trata de trabalho que envolve dedicação, abnegação e ausência de perspectivas quanto ao vínculo trabalhista. Nesse contexto, este artigo objetiva apresentar as peculiaridades e a percepção dos voluntários acerca do serviço prestado. Para desvendar particularidades acerca do tema usou-se pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e entrevista semiestruturada.
Palavras-Chave: Administração, Gestão escolar, Creche universitária, Serviço voluntário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).