Projeto de extensão AVANSUS

Direito à saúde, cidadania e suas interfaces

Autores

  • Wallison Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Gigliola Marcos Bernardo de Lima Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15804

Palavras-chave:

Extensão universitária, Direito à saúde, Cidadania, Lúdico

Resumo

A Extensão Universitária é a grande chave para a aproximação da universidade com a comunidade local, de forma a contribuir para a formação da cidadania e disseminação de conhecimentos. O objetivo é apresentar a experiência adquirida a partir da vivência enquanto bolsista do projeto de extensão e fornecer informações para construção de novos projetos de extensão nos mais diversos campos de atuação. Caracteriza-se como um estudo descritivo, qualitativo na modalidade de relato de experiência, vivenciado pelo discente bolsista do Projeto de extensão “AVANSUS”, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité-PB. Os resultados foram organizados em três categorias, a saber: Construção e aplicação do tabuleiro junto à comunidade; Experiência enquanto bolsista do projeto; Repercussões do projeto AVANSUS. Mediante os resultados obtidos no presente estudo, fica claro que o projeto de extensão universitária alcançou os objetivos propostos e contribuiu efetivamente para a aproximação entre a comunidade local e a universidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wallison Pereira dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

    -

  • Gigliola Marcos Bernardo de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

    -

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Carta de Direitos aos Usuários do SUS. Brasília, DF, 2011.

BRASILEIRO, F. S., GONÇALVES, E. F., TARGINO, M. G. Novas perspectivas para a responsabilidade social universitária: reflexão sobre o projeto de educação popular e apoio à saúde da família – Universidade Federal da Paraíba. Revista FSA, v. 11, n. 8, 208-229p., 2014.

COSCRATO, G., PINA, J. C., MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Revista Acta Paul Enferm, v. 23, n. 2, 257-263p., 2010.

DUARTE, J. S. As contribuições da extensão universitária para o processo de aprendizagem, a prática da cidadania e o exercício profissional. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2014.

LIMA, I. C. D. Extensão Universitária como projeto de responsabilidade social: o caso da Universidade Federal do Espírito Santo. In: IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, Porto Alegre, 2016, Anais, Outubro, 2016, 13p.

RODRIGUES, A. L. L., PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação, v. 1, n. 16, 141-148p., 2013.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire, Revista de Extensão, v. 1, n. 12, 1-15p., 2013.TRISTÃO, M. B. O lúdico na prática docente. 2010. 39 f. Dissertação. Mestrado Profissional em Saúde. Porto Alegre, 2010.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, Wallison; BERNARDO DE LIMA, Gigliola Marcos. Projeto de extensão AVANSUS: Direito à saúde, cidadania e suas interfaces. Revista Guará, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 135–145, 2018. DOI: 10.30712/guara.v6i9.15804. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15804. Acesso em: 15 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 259

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.