Contribuições da extensão universitária na educação ambiental para o gerenciamento de resíduos sólidos na UFCG – campus Pombal
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i9.15836Palavras-chave:
Sustentabilidade, Reciclagem, Questionários, EngenhariaResumo
O artigo relata o Projeto de Extensão realizado, por meio da educação ambiental, que objetivou incentivar uma mudança de pensamento e comportamento de modo a promover atitudes sustentáveis acerca da problemática da geração e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados por alunos do primeiro período de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Pombal. O projeto envolveu dezesseis (16) turmas de alunos ingressantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos do CCTA/UFCG Campus Pombal, correspondendo a trezentos e setenta e oito (378) discentes que assistiram as palestras sobre “Gerenciamento de resíduos sólidos” e responderam aos questionários compostos por vinte (20) perguntas. A execução do projeto, em suas duas vigências, foi fundamental para aproximar a comunidade acadêmica da realidade sobre problemática vivida acerca questão do gerenciamento de resíduos sólidos.Downloads
Referências
SIQUEIRA, M. M.; MORAES, M. S. de. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo, 2009.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. USP, 2003. REVISTA GUARÁ | EDIÇÃO IX | Contribuições da Extensão Universitária na Educação Ambiental para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos na UFCG - Campus Pombal, p. 33-42
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 3 ed. São Paulo. Cortez, 2002.
MESQUITA JÚNIOR, J.M. Gestão integrada de resíduos sólidos. José Maria de Mesquita Júnior. Coordenação de Karin Segala. – Rio de Janeiro: IBAM, 2007.
TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, São Carlos, v. 13, n. 3, p. 503 515, 2006.
MEDEIROS, A. N.; PESSOA, G. C. M.; CAVALCANTI, I. L. R.; SILVA, M. P. A. DA; DANTAS, M. K. L.; SOBRINHO, L. G. A. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA OS NOVOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCG – CAMPUS POMBAL. In Anais IX Encontro de Extensão Universitária da UFCG. Acesso em 28 de abril de 2017. Disponível em http://extensao.ufcg.edu.br/publicacoes/2016/resumos/ixenexufcg_3362.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).