EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL: BRINCANDO COM DINHEIRO

Autores

  • Ana Flávia Albuquerque Ventura Universidade Federal de Campina Grande
  • Taynar Ingrid de Almeida Abrantes Universidade Federal de Campina Grande
  • Ingrid Renally Costa Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Raissa Costa dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Raul Ventura Júnior Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15852

Resumo

O tema da educação financeira vem ganhando espaço nas mais diversas discussões econômicas e sociais, dado que se tem percebido a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento dos países e de seus habitantes. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia da educação financeira infantil no sentido de fazer com que os indivíduos se tornem mais preparados diante das alternativas de crédito existentes no mercado e se tornem consumidores mais conscientes. Para isso, foram realizadas atividades com crianças do Ensino Fundamental, precisamente do 2º ao 5º ano de escolas públicas e privadas da cidade de Sousa na Paraíba, contemplando 444 alunos. A ideia foi dividir as atividades a serem exercidas de acordo com cada série, obtendo um maior rendimento dos alunos em relação ao conteúdo abordado, já que o nível da atividade é proporcional ao grau de aprendizagem. E com os resultados obtidos, observou-se que as metas iniciais foram realizadas com sucesso e que todas as partes envolvidas no processo ficaram satisfeitas. Visto que as crianças conseguiram entender as competências adequadas para cuidarem dos próprios recursos e assim se tornarem independentes o mais rápido possível, que os professores ficaram gratos por ter um apoio de universitários no ensino de seus alunos e que os extensionistas obtiveram êxito na execução do projeto. A relevância do projeto é que a conscientização seja efetiva o suficiente para mostrar a todas as pessoas a real importância da Educação Financeira Infantil. É necessário equilibrar os gastos do consumo diário com a poupança e os investimentos visando o bem-estar e o consumo futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Albuquerque Ventura, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Ciências Contábeis da UACC/CCJS

Taynar Ingrid de Almeida Abrantes, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna do Curso de Ciências Contábeis da UACC/CCJS

Ingrid Renally Costa Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna do Curso de Ciências Contábeis da UACC/CCJS

Raissa Costa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna do Curso de Ciências Contábeis da UACC/CCJS

Raul Ventura Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Curso de Ciências Contábeis da UACC/CCJS

Downloads

Publicado

23-02-2018

Como Citar

Albuquerque Ventura, A. F., Almeida Abrantes, T. I. de, Costa Ferreira, I. R., Santos, R. C. dos, & Ventura Júnior, R. (2018). EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL: BRINCANDO COM DINHEIRO. Revista Guará, 5(8). https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15852

Edição

Seção

Artigos