EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL: BRINCANDO COM DINHEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15852Resumo
O tema da educação financeira vem ganhando espaço nas mais diversas discussões econômicas e sociais, dado que se tem percebido a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento dos países e de seus habitantes. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia da educação financeira infantil no sentido de fazer com que os indivíduos se tornem mais preparados diante das alternativas de crédito existentes no mercado e se tornem consumidores mais conscientes. Para isso, foram realizadas atividades com crianças do Ensino Fundamental, precisamente do 2º ao 5º ano de escolas públicas e privadas da cidade de Sousa na Paraíba, contemplando 444 alunos. A ideia foi dividir as atividades a serem exercidas de acordo com cada série, obtendo um maior rendimento dos alunos em relação ao conteúdo abordado, já que o nível da atividade é proporcional ao grau de aprendizagem. E com os resultados obtidos, observou-se que as metas iniciais foram realizadas com sucesso e que todas as partes envolvidas no processo ficaram satisfeitas. Visto que as crianças conseguiram entender as competências adequadas para cuidarem dos próprios recursos e assim se tornarem independentes o mais rápido possível, que os professores ficaram gratos por ter um apoio de universitários no ensino de seus alunos e que os extensionistas obtiveram êxito na execução do projeto. A relevância do projeto é que a conscientização seja efetiva o suficiente para mostrar a todas as pessoas a real importância da Educação Financeira Infantil. É necessário equilibrar os gastos do consumo diário com a poupança e os investimentos visando o bem-estar e o consumo futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).