Ações para o ensino e aprendizagem facilitados em Botânica nas escolas do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16975Resumo
A temática botânica vem sendo pouco notada nas escolas, dentre os motivos estão terminologias e metodologias de ensino, geralmente focadas no livro didático. Nesse contexto, herbário e laboratórios tornam-se instrumentos didáticos eficientes, possibilitando aos alunos conhecimento de uma realidade que eles não estão inseridos. Objetivou-se mostrar alternativas viáveis para ensinar e aprender botânica dentro de Ciências/Biologia na educação básica, refletindo na formação inicial dos estudantes e os colocam como agentes ativos na construção do conhecimento. O alvo foram alunos e professores das escolas de Carangola e região. Foram escolhidos temas e metodologias diferenciadas para montagem das aulas dinâmicas, com intuito de ensinar botânica de maneira diferenciada. Foram recebidos 701 alunos de nove escolas. O trabalho proporcionou melhor compreensão do conteúdo botânico e despertou consciência ambiental nos alunos. Além disso, mostrou o quanto o herbário HUEMG é importante para a região e propiciou iniciação à docência aos alunos graduandos em Biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).