PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO: EVIDÊNCIAS PARA UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA ENTRE GESTANTES ADULTAS E ADOLESCENTES
Resumo
A gestação é um processo natural do ciclo de vida da mulher e possui representações de modo coletivo e familiar. Contudo, diversas circunstâncias patológicas e epidemiológicas de forma isolada ou associada confere maior risco de desfechos negativos. Objetivou-se caracterizar o estado nutricional e os fatores de risco gestacionais presente em gestantes adultas e adolescentes assistidas em um hospital universitário. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo de corte transversal, desenvolvido com gestantes adultas e adolescentes atendidas em pré-natal de alto risco. Avaliou-se o estado nutricional, a caracterização do perfil socioeconômico e os fatores de risco gestacional. Aplicou-se teste estatístico teste qui-quadrado (X2) e o teste exato de Fisher. Considerou-se significativo o valor de p ≤ 0,05 para todas as análises. A amostra apresentou diferença estatística para: escolaridade, situação conjugal e possuir ocupação profissional, motivo de encaminhamento, estado nutricional pré-gravídico e gravídico, esforço físico excessivo, carga horária de trabalho excessiva, exposição a agentes biológicos, químicos e físicos e estresse. Apesar de essas serem tratadas de igual modo em serviços e protocolos de saúde brasileiro, gestantes adultas e adolescentes encaminhadas para o atendimento de alto risco apresentam disparidades quanto às manifestações de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).