Educação e prevenção materno-infantil em saúde bucal: relato de experiência em um hospital universitário no Sudeste Brasileiro

Autores

  • Thamyres Vargas de Jesus Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Sarcinelli Barbosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alice Pfister Sarcinelli Almilhatti
  • Karina Tonini Dos Santos Pacheco
  • Carolina Dutra Degli Esposti
  • Raquel Baroni de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.23830

Resumo

Objetivo: Trata o presente relato da experiência de um projeto de extensão com foco educativo-preventivo em saúde bucal materno-infantil para gestantes, puérperas e crianças internadas no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Vitória-ES. Relato da Experiência: O projeto de extensão é desenvolvido por docentes e acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2010. Inicialmente, os acadêmicos realizaram um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados à saúde bucal coletiva para posterior discussão menal em grupo, construindo a fundamentação teórica para o planejamento e as atividades do projeto. Foram realizadas visitas semanais ao alojamento conjunto da maternidade e ambulatório de pediatria, sob supervisão de docentes do projeto,  para orientações sobre cuidados à saúde bucal da mulher, do recém-nascido e das crianças. Os principais temas abordados foram: doenças bucais mais comuns na população do projeto; características da dentição de acordo com a faixa etária; cronologia de erupção dentária; orientação de higiene bucal; mitos e verdades sobre a odontologia pré-natal. Além disso, ficam à disposição para solucionar dúvidas e passar informações sobre o atendimento odontológico hospitalar e no ambulatórios do curso de Odontologia da univerdiade. Em torno de 1455 pessoas foram atendidas pelo projeto no período de 2010 a 2018. Discussão: Observa-se avanços teóricos e práticos dos acadêmicos que se envolveram no projeto. Apesar do aparente desinteresse inicial de algumas gestantes e puéperas em participar da atividade, muitas apresentavam-se receptivas a partir do momento que as discussões sobre os temas eram inciadas, já que as mesmas apresentavam muitas dúvidas sobre os temas. Já as crianças da ala da pediatria, geralmente apresentavam-se bem receptivas. Considerações finais: O projeto mostrou-se importante para a promoção de saúde bucal das gestantes, puérperas, bebês e crianças, pela inserção precoce dos cuidados bucais, principalmente por meio da educação em saúde bucal junto às mães.

Palavras-chave: Gestantes, Saúde Bucal, Bebês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamyres Vargas de Jesus Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Técnica em Informática pelo curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Atualmente cursando Graduação em Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Bolsista durante dois anos do projeto Pet-saúde/GraduaSUS. Atualmente como bolsista PIBIC de estudo epidemiologico na área de Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva, formação multiprossional, integração ensino-serviço e odontopediatria.

Roberto Sarcinelli Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1974) e mestrado em Mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Doutorado em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do sul (2015).Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e Diretor do Departamento de Gestão da Pró reitoria de Extensão da UFES , atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal, e ciência, odontologia, saúde coletiva , Gestão e Extensão Universitária

Alice Pfister Sarcinelli Almilhatti

Graduada em Odontologia (2004). Professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2006-atual), para os cursos de Medicina e Odontologia. Doutora em Odontologia - Odontopediatria (UNICSUL 2015). Mestre em Saúde Coletiva (UFES/2009). Especialista em Odontopediatria (ABCD/SP 2009). Odontopediatra em Consultório Odontológico Privado (2004-atual). Sócia fundadora e Diretora Presidente do Centro Médico Odontológico Shopping Vitória. Sócia fundadora da Consensus Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, Administração de Empresas, Saúde Coletiva e Auditoria em Saúde,com ênfase em Odontopediatria, Saúde Bucal Coletiva, Saúde Indígena, Sociologia da Saúde e Recursos Humanos.

Karina Tonini Dos Santos Pacheco

Possui graduação (2004) em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado (2006) e doutorado (2009) em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Tem experiência nas áreas Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Prevenção das Doenças Bucais, Educação em Saúde, Políticas Públicas, Vigilância em Saúde e Ensino Superior. É Professora Adjunta do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Carolina Dutra Degli Esposti

Possui graduação em Odontologia (2004) e mestrado em Saúde Coletiva (2007) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz) (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ensino, Pesquisa e Métodos Qualitativos e Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas e Recursos Humanos em Saúde Bucal Coletiva, Avaliação da Qualidade da Assistência Pré-Natal e Desigualdades Sociais no acesso aos serviços de saúde.

Raquel Baroni de Carvalho

possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1996, Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Doutorado em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Pós-Doutorado em ensino médico-odontologico pela Universidade Estadual da Louisiana (LSUHSC New Orleans, 2017). Professora Associada do Dept. de Medicina Social e professora dos Programas de Pós-Gradução em Clinica Odontológica e Saúde Coletiva da UFES. Experiência na área de saúde bucal coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ética profissional, estágio supervisionado em saúde, ensino em saúde, educação odontológica, formação multiprofissional em saúde e integração ensino-serviço. Atua em disciplinas do curso de graduação e pós-graduação, além de projetos de extensão, pesquisa e comissões na UFES.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Alves, T. V. de J., Barbosa, R. S., Almilhatti, A. P. S., Pacheco, K. T. D. S., Esposti, C. D. D., & Carvalho, R. B. de. (2019). Educação e prevenção materno-infantil em saúde bucal: relato de experiência em um hospital universitário no Sudeste Brasileiro. Revista Guará, 1(12). https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.23830

Edição

Seção

Artigos