Educação e prevenção materno-infantil em saúde bucal: relato de experiência em um hospital universitário no Sudeste Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.23830Resumo
Objetivo: Trata o presente relato da experiência de um projeto de extensão com foco educativo-preventivo em saúde bucal materno-infantil para gestantes, puérperas e crianças internadas no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Vitória-ES. Relato da Experiência: O projeto de extensão é desenvolvido por docentes e acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2010. Inicialmente, os acadêmicos realizaram um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados à saúde bucal coletiva para posterior discussão menal em grupo, construindo a fundamentação teórica para o planejamento e as atividades do projeto. Foram realizadas visitas semanais ao alojamento conjunto da maternidade e ambulatório de pediatria, sob supervisão de docentes do projeto, para orientações sobre cuidados à saúde bucal da mulher, do recém-nascido e das crianças. Os principais temas abordados foram: doenças bucais mais comuns na população do projeto; características da dentição de acordo com a faixa etária; cronologia de erupção dentária; orientação de higiene bucal; mitos e verdades sobre a odontologia pré-natal. Além disso, ficam à disposição para solucionar dúvidas e passar informações sobre o atendimento odontológico hospitalar e no ambulatórios do curso de Odontologia da univerdiade. Em torno de 1455 pessoas foram atendidas pelo projeto no período de 2010 a 2018. Discussão: Observa-se avanços teóricos e práticos dos acadêmicos que se envolveram no projeto. Apesar do aparente desinteresse inicial de algumas gestantes e puéperas em participar da atividade, muitas apresentavam-se receptivas a partir do momento que as discussões sobre os temas eram inciadas, já que as mesmas apresentavam muitas dúvidas sobre os temas. Já as crianças da ala da pediatria, geralmente apresentavam-se bem receptivas. Considerações finais: O projeto mostrou-se importante para a promoção de saúde bucal das gestantes, puérperas, bebês e crianças, pela inserção precoce dos cuidados bucais, principalmente por meio da educação em saúde bucal junto às mães.
Palavras-chave: Gestantes, Saúde Bucal, Bebês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).