Curso Preparatório Celpe-Bras na UNILA

Autores

  • Laura Marcia Luiza Ferreira UNILA

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.30383

Palavras-chave:

formação de professores; letramento em avaliação de línguas; Celpe-Bras.

Resumo

A Língua Portuguesa e a Espanhola são as línguas de trabalho da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) que tem o bilinguismo institucional como um de seus pilares. Neste texto, relato a experiência de coordenação do curso de extensão Preparatório para o exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras, realizado no primeiro e no segundo semestre de 2019 no contexto da UNILA. Inicialmente, apresento informações sobre ações relacionadas ao exame Celpe-Bras na UNILA, tais como as aplicações do exame e os primeiros cursos preparatórios para o exame Celpe-Bras da instituição e, em seguida, discuto o processo de construção da metodologia que direcionou as edições do curso durante o ano de 2019 e seus resultados, tanto para os cursistas quanto para a formação de futuros professores de línguas. A ação atendeu futuros examinandos da comunidade interna da universidade e da região da Tríplice Fronteira e, ao mesmo tempo, foi espaço para realização de estágio obrigatório para futuras professoras, fomentando o letramento em avaliação de línguas. Espera-se que o relato possa contribuir para o registro das ações de promoção da língua portuguesa em contextos universitários, bem como, oferecer informações para elaboração de novos cursos preparatórios para exames de proficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

Ferreira, L. M. L. (2023). Curso Preparatório Celpe-Bras na UNILA. Revista Guará, 1(15). https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.30383

Edição

Seção

Artigos