SOLUÇÕES SOCIAIS PARA A EXCLUSÃO DIGITAL: O CASO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38138Resumo
A pandemia por COVID-19 ocasionou o isolamento social, impondo às pessoas o acesso às informações e contatos pessoais majoritariamente através da internet, fazendo uso de ferramentas digitais de acesso remoto, sites diversos e, sobretudo, aplicativos de celulares. Isso ficou mais latente com o programa de Auxílio Emergencial proposto pelo Governo Federal, sendo feito totalmente digital e, nesse caso, a maioria da população alvo apresentando vulnerabilidades sociais, baixo conhecimento em informática básica, necessitando ter acesso repentino ao meio digital para que não houvesse prejuízos em seus direitos. Este projeto foi idealizado para oferecer suporte especializado em informática para atender a estas pessoas em suas necessidades digitais, a fim de se incluírem no processo digital imposto pela pandemia, sobretudo no processo do Auxílio Emergencial. Esse assessoramento contou com mais de 60 pessoas voluntárias, entre alunos e professores da UFES, campus de Alegre, quanto da sociedade civil e suas instituições, no atendimento diário e especializado a mais de 700 pessoas. Além do processo de auxílio emergencial, possibilitou-se a adequação documental de centenas de pessoas, o acesso a serviços web e, também, ao acesso à justiça e aos direitos civis do cidadão em meio à crise do fechamento presencial das instituições.
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