MONITORAMENTO DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Monitoring eldery people during the coronavirus pandemic: Experience report

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38275

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de um projeto de acompanhamento de 209 idosos cadastrados na Universidade Aberta à Pessoa Idosa. A proposta foi conduzida por docentes e estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo e teve como finalidades o acolhimento, monitorização em saúde e orientações sobre medidas de prevenção da Covid-19. Foram realizadas ligações telefônicas com duração média de 30 minutos, no período de abril a outubro de 2020. Também, foram aplicados 6 formulários que visavam o monitoramento das condições de saúde, rastreio de vacinação, medidas de prevenção e enfrentamento da situação de isolamento social. Constatou-se inicialmente que 89% referiram estar bem, com relatos relacionados à mudança de rotina, perda das atividades e do convívio social. É importante destacar que houve aumento de 7,7% na utilização de novos medicamentos, principalmente analgésicos. Aproximadamente 90% conheciam as medidas de prevenção e não houve relatos de manifestações clínicas da Covid-19 durante a ação. O projeto possibilitou segurança aos idosos acompanhados e, aos estudantes, experiências para o desenvolvimento dos instrumentos básicos do cuidar em enfermagem, em um movimento intergeracional de troca de saberes, vivência e novos aprendizados, estimulando o ajustamento ao contexto vivenciado e a atuação como cidadãos e futuros profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla de melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), especialização em Administração Hospitalar pela Universidade e Ribeirão Preto (1998) especialização em Atendimento Domiciliário pela Universidade de São Paulo (2001), além de mestrado (2005) em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências (2011) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência profissional e no ensino da graduação/pós-graduação latu e stricto-sensu em saúde do adulto, atendimento a urgência e emergência, estresse e práticas integrativas e complementares em saúde. Revisora ad hoc em análise de artigos para publicação da Revista de Enfermagem da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: estresse , práticas integrativas e complementares em saúde e urgência e emergência.

Carolina Maia, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (2016). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Enfermagem,atuando principalmente nos seguintes temas: tuberculose, enfermagem, análise espacial. (Texto informado pelo autor)

Rafael, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020-Atual). Atualmente é Diretor de Pesquisa e Extensão da Liga Acadêmica Multiprofissional de Feridas, vinculada ao Departamento de Enfermagem - UFES, realiza Iniciação Científica voluntária na área de qualidade de vida dos cuidadores de idosos, ambos pela orientação da Drª. Fabiana Gonring Xavier. Possui interesse em projetos de extensão e pesquisa voltados para a Gerontologia e a Dematoterapia.

Luiza, Universidade Federal do Espírito Santo

Acadêmica de Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020-Atual). Atualmente é aluna de Iniciação Científica do Laboratório de estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (LAVISA) com subprojeto "Violência física no estado do Espírito Santo: Uma análise dos casos notificados" orientado pela Prof.ª Dr.ª Franciéle Marabotti Costa Leite. Monitora Voluntária da disciplina de "Metodologia da Pesquisa Científica" do curso de Enfermagem sob supervisão da Profª. Drª Karla de Melo Batista. Participante dos projetos de extensão: "Vivências no Contexto da Atenção Primária à Saúde em Tempos de COVID-19" e "Projeto AMAMENTA". Diretora Financeira da Liga Acadêmica Multiprofissional de Feridas (LAMuFe), vinculada ao Departamento de Enfermagem - UFES, coordenado pela Profª. Drª. Fabiana Gonring Xavier. Membro Ligante da Liga Acadêmica de Obstetrícia na Enfermagem (LAOBE), coordenado pela Profª. Drª. Claudia Curbani Vieira Manola e Profª. Drª. Priscilla Silva. E-mail: luizaalbino1@gmail.com.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Gonring Xavier, F., de Melo Batista, K., Maia Martins Sales, C., Soares Nogueira, R., & Albina Ribeiro, L. (2024). MONITORAMENTO DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA: Monitoring eldery people during the coronavirus pandemic: Experience report. Revista Guará, 1(17). https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38275

Edição

Seção

Artigos