MONITORAMENTO DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Monitoring eldery people during the coronavirus pandemic: Experience report
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38275Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de um projeto de acompanhamento de 209 idosos cadastrados na Universidade Aberta à Pessoa Idosa. A proposta foi conduzida por docentes e estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo e teve como finalidades o acolhimento, monitorização em saúde e orientações sobre medidas de prevenção da Covid-19. Foram realizadas ligações telefônicas com duração média de 30 minutos, no período de abril a outubro de 2020. Também, foram aplicados 6 formulários que visavam o monitoramento das condições de saúde, rastreio de vacinação, medidas de prevenção e enfrentamento da situação de isolamento social. Constatou-se inicialmente que 89% referiram estar bem, com relatos relacionados à mudança de rotina, perda das atividades e do convívio social. É importante destacar que houve aumento de 7,7% na utilização de novos medicamentos, principalmente analgésicos. Aproximadamente 90% conheciam as medidas de prevenção e não houve relatos de manifestações clínicas da Covid-19 durante a ação. O projeto possibilitou segurança aos idosos acompanhados e, aos estudantes, experiências para o desenvolvimento dos instrumentos básicos do cuidar em enfermagem, em um movimento intergeracional de troca de saberes, vivência e novos aprendizados, estimulando o ajustamento ao contexto vivenciado e a atuação como cidadãos e futuros profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).