Ação extensionista frente à pandemia de SARS-CoV-2: O papel do Laboratório de Diagnósticos Moleculares da UFV-CRP e o protagonismo universitário
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38281Palavras-chave:
pandemia; COVID-19. RT-qPCR; extensão universitária.Resumo
Com a crise sanitária instaurada no início de 2020, foi proposta, por membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), a criação de um laboratório de diagnóstico do SARS-CoV-2 por RT-qPCR. O objetivo deste artigo é relatar como o esforço conjunto entre universidade e instituições públicas e privadas promoveu, com sucesso, a instalação de um laboratório de testagem em um campus novo e fora de sede universitária e contribuiu no enfrentamento da COVID-19. Nos quase dois anos de atividade, o Laboratório de Diagnósticos Moleculares (LDM) atendeu 22 municípios da região do Alto Paranaíba/MG, e liberou 25.201 exames. Além dos exames, o LDM também realizou o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação nas técnicas moleculares de diagnóstico do coronavírus, além do combate contra a propagação de informações falsas nas redes sociais e a disseminação de métodos profiláticos da COVID-19. A instalação do LDM também proporcionou a criação de uma disciplina teórica e prática sobre a doença, e fortaleceu a pesquisa no campus, permitindo que projetos de iniciação científica relacionados a COVID-19 fossem executados e seus resultados publicados em periódicos científicos indexados internacionalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).