Práticas Circenses e a Extensão universitária
Enfrentando a Desigualdade Social Durante a Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38415Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar e discutir as estratégias encontradas pelo projeto de extensão “Circo em Contextos”, vinculado à “Central de Apoio e Integração de Projetos e Ações Coletivas”, da UNICENTRO, campus Irati, para desenvolver suas ações durante o período de distanciamento social em função da pandemia causada pelo COVID-19. Especialmente afetadas, as crianças passaram pelo processo de distanciamento social de maneira muito singular, e o afastamento da escola restringiu ainda mais suas oportunidades de desenvolvimento. Foram realizadas ações na tentativa de minimizar os efeitos da pandemia entre as populações mais vulneráveis. A cada duas semanas eram organizadas “Bancas ou Araras Solidárias” em bairros da cidade de Irati, nas quais aqueles que possuíam o que doar e/ou trocar depositavam seus produtos e os que não possuíam poderiam retirá-los, apenas para uso próprio. Eram coletados e doados alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas, livros, atividades pedagógicas e brinquedos. O Circo em Contextos produziu materiais pedagógicos com temas circenses para doação. Diante dessas experiências, defendemos que os saberes e fazeres promovidos pela/na extensão universitária guardam a potencialidade de valorosas contribuições para a formação e o atendimento à comunidade, mesmo em tempos de exceção, como os vividos durante a pandemia da Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).