A mostra de biologia da Ufes: Um espaço não formal virtual de educação científica
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.39901Palavras-chave:
Ensino remoto, Ensino não formal, Eventos virtuais, Feiras de ciências, Extensão universitáriaResumo
Caracterizadas como espaços não formais de educação, as feiras de ciências estabelecem uma conexão entre o âmbito científico e educacional e a comunidade. Em virtude da pandemia da Covid-19, espaços não formais de educação foram adaptados para o formato virtual. Nesse contexto, as feiras e mostras de ciências ingressaram nas comunidades virtuais de aprendizagem, como possibilidades inovadoras e seguras para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo teve como objetivo traçar o perfil do público e sua percepção em relação ao evento Mostra de Biologia on-line. Foi utilizado um questionário semiestruturado e indicadores de interação virtual, como instrumento de coleta de dados. A Mostra foi bem avaliada pelos participantes, majoritariamente estudantes de graduação e professores, de vários estados do país. Observou-se ainda uma mudança de perfil do público em relação à modalidade presencial do evento. Eventos como esse são importantes para divulgar o conhecimento científico produzido nas universidades à sociedade, especialmente no momento atual em que são constantemente expostos a notícias falsas. Este trabalho se propõe a registrar o formato virtual da Mostra de Biologia da UFES e sua importância como um espaço não formal virtual de educação científica, para que seja uma possibilidade de pensar eventos cada vez mais acessíveis, plurais e abrangentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).