Exposição fotográfica “Existências Negras na UFV”: uma experiência da curricularização da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40851Palavras-chave:
Comunicação Organizacional, Extensão universitária, Relações Étnico-raciais, Consciência NegraResumo
O artigo reflete sobre a curricularização da extensão universitária articulada ao ensino das relações étnicos-raciais na disciplina Comunicação Organizacional. Desenvolvida em 2022, a atividade teve como tema o Dia Nacional da Consciência Negra e como objetivos: valorizar a presença negra na Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do registro fotográfico de servidores e discentes; estimular estudantes à reflexão sobre equidade racial na universidade; incorporar a extensão universitária dando visibilidade aos grupos minorizados. Como resultado desta experiência, a mostra “Existências Negras na UFV” reuniu 110 fotografias e teve quase 500 visitantes na exposição presencial e somou 367 visualizações (março, 2023) no formato virtual. Os relatos dos participantes demonstraram o potencial da fotografia na extensão universitária por proporcionar reflexão sobre equidade racial, valorização dos negros, possibilitar maior diálogo e interação entre os integrantes da comunidade acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).