A Educação Popular como aliada na luta pelo direito à saúde no contexto da transposição do rio São Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40927

Palavras-chave:

Educação Popular, Direito à saúde, Comunidades rurais, Transposição do rio São Francisco

Resumo

O presente artigo busca narrar a experiência de uma formação de Mobilizadores/as Comunitários/as em Saúde realizada pelo Programa de Extensão Universitária “TransVERgente”, em parceria com três comunidades camponesas afetadas pelas obras da transposição do rio São Francisco no município de Sertânia, no Sertão Pernambucano. Partindo da proposta da Educação Popular em Saúde, adotou-se a metodologia dos círculos de cultura como recurso mobilizador para a realização de oito encontros grupais semanais, com oito moradores de cada comunidade, ao longo de dois meses. A proposta da formação tinha como sentido principal a formação de lideranças, visando à mobilização comunitária e à produção de autonomia nesses territórios, na direção da reivindicação do direito à reparação à saúde, face às vulnerabilizações vivenciadas no contexto de execução das obras da transposição, que reverberam ainda hoje em suas vidas. Neste percurso, foi possível construir uma concepção de saúde como fenômeno amplo e multidimensional, que atravessa e é atravessado por diversas ressonâncias provocadas pelo megaempreendimento nesses territórios, identificando os principais desafios, bem como vislumbrando alternativas e aliados para o enfrentamento às precariedades vivenciadas em cada comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Letícia, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Pernambuco - UPE. Membro do Laboratório de Ação Clínica e Saúde - LACS/UPE. Extensionista no Programa de Extensão Universitária Transvergente. Foi bolsista pelo Programa de fortalecimento acadêmico da UPE, tendo realizado Pesquisa de Iniciação Científica com Mulheres afetadas pelas obras da transposição do Rio São Francisco. 

Clarissa Marques , Universidade de Pernambuco

Pós-doutorado realizado na The New School for Social Research (NY); Doutora em Direito pela UFPE, estágio doutoral na Universidade de Paris; Professora da Universidade de Pernambuco, líder do Grupo de Pesquisa GEPT/CNPq/UPE

Giselle , Universidade de Pernambuco

Psicóloga formada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestranda em Psicologia Práticas e Inovação em Saúde Mental (PRISMAL) pela UPE. Aluna da Especialização em Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada pelo Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE). Integrante do Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde da UPE (LACS/UPE/CNPq). Psicóloga técnica no Programa TransVERgente (UPE).

Suely Emilia, Universidade de Pernambuco

Aprende com povos tradicionais e da terra sobre saúde, território e megaempreendimentos. Vem construindo uma Ação Psicossocial e Clínica no Viver Cotidiano em Arru(a)ção coparticipativa, em territórios rurais e ruas urbanas, tomando como inspiração o diálogo entre fenomenologia, pensamento decolonial, direitos das vidas, saúde e educação popular. Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, Práticas e Inovação em Saúde Mental (PRISMAL), Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) e das Residências Multiprofissionais em Saúde Coletiva e Agroecologia, e em Saúde Mental. Coordena o Grupo de Pesquisa em Saúde, Território, Cotidiano e Questões Sociais Contemporâneas, e o LACS/UPE. Membra do GT – Prática Psicológica em Instituições: atenção, desconstrução e invenção da ANPEPP.

Emily Aiany, Universidade de Pernambuco

Estudante da graduação em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Integrante do Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde da UPE (LACS/UPE/CNPq). Extensionista do Programa TransVERgente (UPE).

Renata, Universidade de Pernambuco

Psicóloga formada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestranda em Psicologia Práticas e Inovação em Saúde Mental (PRISMAL) pela UPE. Integrante do Laboratório de Estudos em Ação Clínica e Saúde da UPE (LACS/UPE/CNPq). Psicóloga técnica no Programa TransVERgente (UPE).

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Cordeiro de Melo, A. L., de Oliveira Gomes Marques da Cunha , C., Oliveira Santos , G., de Barros Santos, S. E., de Araújo Brito , E. A., & Pereira Farias , R. (2023). A Educação Popular como aliada na luta pelo direito à saúde no contexto da transposição do rio São Francisco. Revista Guará, 1(16). https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40927

Edição

Seção

Artigos