Sobre a Revista

A Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ou Revista do Colóquio, surge como um espaço para publicação de artigos, relatos de experiência e ensaios visuais realizados no campo das Artes e áreas afins. Aberta para o recebimento de propostas em português, espanhol, francês e inglês, a Colóquio defende o fortalecimento de uma comunidade acadêmica através do entrecruzamento de ideias e da manutenção de uma visada crítica sobre a produção de arte.

Anúncios

Chamada de trabalhos. COL25

25-02-2025

A revista do Colóquio recebe trabalhos com temática livre, dentro de nosso escopo, e em fluxo contínuo. Estamos abertos para o envio de artigos, relatos de experiência, ensaios visuais, traduções, resenhas e críticas.

Os envios devem seguir rigorosamente o modelo de documento e as diretrizes para autores. Trabalhos que não seguirem as normas, tanto de formatação quanto de preenchimento dos dados, não serão considerados para avaliação. Por isso, verifique nossas diretrizes em: https://periodicos.ufes.br/colartes/about/submissions

Os envios realizados até o dia 10/05/2025 serão considerados para a próxima edição da Colóquio (N. 25, jun. 2025).

Convidamos para a leitura de nossa última edição, N. 24, dez. 2024.

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos. COL25

Edição Atual

v. 14 n. 24 (2024)
Impressão de foto em tecido. Uma criança de pé, no chão, e outra no colo de uma mulher. Há uma silhueta branca de outra pessoa adulta do lado esquerdo da mulher.

Revistas como a Colóquio garantem um espaço valioso para trabalhos que não apenas refletem sobre as artes, mas as conectam a questões contemporâneas cruciais, como direitos humanos, sustentabilidade, mudanças climáticas, dissidências político-sociais e transformações tecnológicas. O presente número reafirma esse compromisso, oferecendo uma ampla variedade de artigos, ensaios visuais e relatos de experiência que traduzem a vitalidade e a pluralidade do campo. Convidamos, assim, a mergulhar nas reflexões propostas nesta edição e a aproveitar a leitura como um momento de encontro entre saberes, experiências e perspectivas. Boa leitura!

Publicado: 30-12-2024

Edição completa

Artigos

  • Transitoriedade do corpo, performatividade das paisagens psicossociais e subjetivações à flor da pele linhas de força de um corpo em estado de performance

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45405
    Lindomberto Ferreira Alves
    11-29
  • Retratos da alma brasileira: as canções de Guinga e Aldir Blanc

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46622
    João Victor Castro Chequetto
    30-46
  • Entre memórias e espaços a arte pública na construção das paisagens culturais

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46621
    Jovani Dala Bernardina
    47-61
  • Materialidade e espaço do filme na arte

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47240
    Alana de Oliveira Ferreira
    62-76
  • A representatividade na figura feminina na arte e a formação de novas narrativas

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46609
    Rosely Kumm
    77-97
  • Das bandas de índios às bandas de Congo da Barra do Jucu

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47235
    Inara Novaes Macedo
    98-118
  • (Re)Pensando a censura arte e silenciamento na ditadura civil-militar

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45406
    Edival Saraiva de Oliveira Neto
    119-133
  • Rocky, um lutador e Dominga, uma catadora de papel! Os atravessamentos dos monumentos que resistem!

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.47236
    Fabíola Fraga Nunes, Giuliano de Miranda, Aparecido José Cirillo
    134-144
  • O processo artístico do desenho na cidade de Parintins-AM do analógico ao digital

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45422
    Giselle da Costa Reis
    145-161
  • A representação infantil nas esculturas do cemitério de Santo Antônio/ES uma análise iconográfica e memorial

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46466
    Isis Santana Rodrigues, Aparecido José Cirillo
    162-179
  • Jean-Baptiste Debret e a representação das populações negras

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46413
    Anderson Felix dos Santos
    180-197
  • Identidade e gênero na cultura cigana

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46334
    Deborah Sathler
    198-219
  • O mundo artístico do Club Beethoven no Rio de Janeiro no final do séc. XIX

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46602
    Joyce Veiga Velasco
    220-237
  • Combatividade curatorial e Arquitetônica em Lina Bo Bardi

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46608
    Pedro Santos Pavioti Vicentin
    238-256

Relatos de Experiência

  • Poéticas sensíveis sobre o percurso uma caminhada através do patrimônio imaterial

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46476
    Rosely Kumm, Alice Brambati
    258-269
  • Escola de inverno encontro com a cerâmica

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45981
    Clara Pitanga Rocha, Alice Roger Bombardi, Brunno Figueiredo Rodrigues, Beatriz Araújo Isidoro, Henry Silva Castelli, Priscila Leonel
    270-280
  • Bem-vinda, flauta doce, à escola em tempo integral!

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46256
    Jevison Santa Cruz
    281-293

Ensaios Visuais

  • Watu conta um conto

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46618
    Sarah Rodrigues Damiani, Paula Barbosa, Stela Maris Sanmartin
    295-308
  • Entre memória e infância, a ausência é uma herança

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46614
    Ana Carolina Follador
    309-318
  • Nós estamos em guerra!

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45496
    Gabriela Clemente de Oliveira
    319-333
  • Emaranhado

    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45982
    Clara Pitanga Rocha, Alice Bombardi, Brunno Rodrigues, Luciana Martins Tavares de Lima
    334-348
Ver Todas as Edições