A ARTE E O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Mariana de Cássia Assumpção Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara
  • Newton Duarte Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10422

Resumo

O objetivo deste estudo foi estabelecer as relações entre a relevância do ensino da arte na educação escolar, em especial, da literatura e os efeitos que ela suscita no sentido de enriquecer a subjetividade dos sujeitos. Para isso, pautando-se nas obras de Vigotski sobre arte, analisou-se uma obra clássica de Shakespeare, e em seguida, os pressupostos da teoria pedagógica histórico-crítica que se posiciona a favor do ensino dos conhecimentos clássicos. Verificou-se que o estudo desenvolvido por Vigotski estabelece estreitas relações com as premissas da teoria histórico-crítica em educação no que tange a importância da arte e do ensino de literatura na educação escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Arte. Literatura. Educação. Vigotski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2015