TIKTOK COMO NOVO SUPORTE MIDIÁTICO PARA A APRENDIZAGEM CRIATIVA

Autores

Palavras-chave:

TikTok; Educação; Aprendizagem criativa.

Resumo

Este artigo disserta sobre o aplicativo TikTok, mídia social chinesa que permite criar e compartilhar vídeos curtos de até 60 segundos. O objetivo é investigar as potencialidades pedagógicas da ferramenta enquanto novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Tem como método a pesquisa bibliográfica, abordando as tecnologias e a aprendizagem na Era da Informação, com foco nas novas possibilidades de atuação dos professores com os recursos da internet e por meio das redes e mídias sociais digitais. Abrange, ainda, um estudo exploratório do TikTok, no qual se apresenta suas características e integração como recurso educacional. Constatou-se que, além de apresentar contribuições significativas para a aprendizagem criativa, a produção de vídeos no TikTok promove maior interação dos alunos no processo de construção do próprio conhecimento e permite o desenvolvimento de habilidades e competências educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Membro do corpo editorial da Open Minds International Journal. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos Móveis e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Referências

CASTELLS, M. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

CHAVES, E. O. C. O computador na educação e informática. Rio de Janeiro: Educom, 2016.

GOMES, P. Conheça as competências para o século 21. São Paulo: Porvir, 2012. 2 p. Disponível em: < http://porvir.org/conheca-competencias-para-seculo-21/>. Acesso em: 03 jun. 2020.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Editora 34: Rio de Janeiro, 2013.

MATTELART, A. História das teorias da comunicação. 12. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

MONTEIRO, J. C. S. Dá um like, se inscreve no canal e compartilha o vídeo: a atuação de professores como booktubers no YouTube. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 276-285, 2020.

MUSSO, P. A Filosofia da Rede. In: PARENTE, A. (Org). Tramas da Rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Editora Sulina, 4ª Edição, 2015.

PEREIRA, A. A. S; COELHO, F. M. T. S; MONTEIRO, J. C. S. O Twitter no webjornalismo: os impactos da cibercultura e da mobilidade digital na narrativa jornalística. In: Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Nordeste. São Luís: Intercom, 2019. v. XIII. p. 1-9.

POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, Educação ao Longo da Vida, 2004.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2011.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SILVA, J.; PINTO, A. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Rio de Janeiro: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009.

SIEMENS, G. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. 2014. Disponível em: <http://wiki.papagallis.com.br/George_Siemens_e_o_conectivismo>. Acesso em: 03 jun. 2020.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TIKTOK. Make Your Day. 2020. Disponível em: < https://www.tiktok.com/pt_BR/>. Acesso em: 03 jun. 2020.

VALENTE, J. A. Logo: conceitos, aplicações e projetos. São Paulo: Ed. McGraw-Hill, 2014.

Downloads

Publicado

13-07-2020